A pesquisa com empregados é uma forma de entender seus sentimentos com relação a empresa. Seus desejos, anseios e até suas frustrações.
Qualquer empresa sabe que, para que a companhia possa ter um alto nível de satisfação ao cliente, é cada vez mais importante que os colaboradores sintam a marca e a empresa como parte de sua vida. Assim como também fazer que crescer a sensação de pertencimento do funcionário à organização; e que eles agreguem nas suas vidsa pessoais a colaboração ao projeto da companhia.
Há muitos motivos para trabalhar com esses conceitos. Além da própria estratégia empresarial, obviamente há a necessidade de criar uma experiência que se ajuste ao principal e mais importante elemento: o funcionário.
A pesquisa com empregados para analisar dados reais
Convencida desta realidade, gosto de analisar o que pode falhar em cada projeto; qual é o nível de sentimento de pertencimento dos empregados e qual é o ponto de partida que qualquer CEO tem em relação ao posicionamento do departamento de Recursos Humanos.
Estamos convivendo com diversas realidades, diversos modelos de negócio, inclusive modelos que rompem paradigmas. Tem também aqueles que geram nichos e oceanos azuis ;e que não podem ser alcançados se nos prendermos às premissas tradicionais.
Não se trata de algo que seja bom ou mau, mas sim de algo que se ajuste à nossa necessidade; e sem dúvida, à necessidade da organização.
Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar
A importância da pesquisa com empregados para captar a sensação de pertencimento
Qualquer projeto que pretenda incrementar a sensação de pertencimento ou melhorar a imagem de sua marca deve reconhecer que seu primeiro prescritor é o seu colaborador interno. É por ele que se deve começar a impulsionar seu posicionamento por qualquer que seja o objetivo de seu negócio.
Sendo eu muito fã do método LEAN e, portanto, consumidora habitual de CANVAS em diferentes áreas; é inegável que o denominador comum sempre é uma boa canalização da ideia.
Existem ferramentas para melhorar o clima no ambiente de trabalho? Muitas, mas a primeira e fundamental é, buscar como ferramenta básica para o teu negócio, a sensação de pertencimento de cada um dos teus companheiros de jornada.
Leia também: Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la
Na pesquisa com empregados seja egoísta e os coloque no centro da sua ideia
Dentro deste cenário, a necessidade de verificar a sensação de pertencimento de seus profissionais faz com que as empresas avaliem o nível de felicidade e identidade de seus funcionários com a organização que integram.
Para tanto, as pesquisa com empregados têm se convertido em uma ferramenta eficaz para resolver as preocupações dos empresários neste sentido.
Essas pesquisa com funcionários são capazes de identificar a satisfação e o descontentamento dos colaboradores em relação à empresa, sua identidade com os valores da organização, bem como avaliar se; e saber em que nível os funcionários se sentem como parte integrante da companhia.
Sobre a autora:
Sandra Negreira, há mais de 20 anos trabalha com gestão de equipes. Embora tenha cursado Estudos Empresariais, no decorrer da sua vida profissional passou a dedicar-se à área de Recursos Humanos. (outplacement, formação, seleção, ambiente laboral, qualidade…), atividade comercial e estratégia empresarial. Aprendeu a importância de falar com as pessoas e a negociar de maneira que todas as partes se sintam satisfeitas e integradas à equipe.
Dados de contato:
Skype: sandra.pérez.negreira
Mail: [email protected]
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram
Também recomendamos:
Como medir a ética de trabalho em sua empresa?
Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização