Criar e aplicar uma pesquisa é o primeiro passo de um projeto de investigação de mercado. Com essas informações em mãos, é dado início a segunda etapa: as análises de dados.
Os dados coletados precisam ser analisados com muita cautela, pois a partir da boa interpretação dos mesmos é que se conseguem bons resultados e obtenção de insights que levem o pesquisador a tomar decisões mais assertivas.
Análises de dados quantitativos
Nos métodos de análises de dados quantitativos. Às informações coletadas são tabuladas e agrupadas de acordo com os resultados de diferentes variáveis.
Isto oferece uma imagem clara dos dados e auxiliam os analistas no processo de identificação de padrões.
Uma forma comum de mostrar os dados para facilitar a análise é mediante ao uso de uma distribuição de frequência. Para isso é feita uma tabulação organizada de números de respostas ou pontuações de acordo com cada categoria de variáveis.
A tabulação proporciona uma forma estruturada para determinar à precisão dos dados. Identificar os valores atípicos e medir à dispersão das pontuações; com isso consegue se observar a frequência e determinar ordem de importância dos valores encontrados.
Te indico à ler também: Como calcular o tamanho da amostra para uma pesquisa.
Análises quantitativas de conteúdo
Quando à análise de conteúdo é tratada com um método de análise quantitativa. Isso proporciona uma forma de análise sistemática e objetiva de conteúdo. Nessa opção de análise de conteúdo utiliza-se medidas padronizadas para codificar e comparar textos.
Quando se utiliza um enfoque quantitativo ao realizar uma análise de conteúdo. Este enfoque se baseia-se na análise do conteúdo explícito contido no texto; é como analisar o significado latente de todas as palavras, que provavelmente se encontram misturado ao texto.
A ênfase da análise de conteúdo é a codificação de dados. O que pode explicar uma grande limitação deste método de análise. Sua incapacidade de proporcionar uma compreensão rica dos significados de um texto.
Método de comparação constante
Outra maneira de fazer uma análise de dados é uma investigação quantitativa. É o processo de analise comparativa. De comparar cada nova parte de um dado, com outra que já previamente havia sido coletados e examinados.
Codificação aberta: cada informação de um dado deve ser codificado e logo se atribuído a uma categoria temática relevante. Ou deve-se descartar quando identifica-se a sua falta de relevância. Esta condição ocorre de acordo como à comparação de informações de um dado com o volume total acumulados de dados previamente coletados e analisados. Saiba mais: Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos
Aplicação da análise
Uma forma para ter uma análise de dados de uma investigação quantitativa de sucesso é compreender quando se deve utilizar um método de análise e quando é melhor eleger outro método de análise de dados.
Análise de dados quantitativos: as análises de dados quantitativos que utilizam dados de intervalos contínuos tem uma ordem lógica com diferenças entre valores padronizados. Os elementos em uma escala de likert ou escala de Likert são um bom exemplo de dados de intervalo.
“…A escala Likert é um dos tipos de escalas de medida. É uma escala psicométrica usada principalmente em pesquisas de mercado para entender as opiniões e atitudes de um consumidor em relação a uma marca, produto ou mercado-alvo. Ele nos serve principalmente para fazer medições e saber sobre o grau de conformidade de uma pessoa ou entrevistado em relação a uma certa sentença negativa ou afirmativa…”
Análise de conteúdo quantitativo: para se ter uma análise de conteúdo quantitativo relevante deve-se levar em consideração os textos apropriados para a análise, que devem ser contemplados todos que impactam o público alvo da análise, como: mensagens ou comunicados à massas através de jornais, revistas, rádios, televisão e internet.
Método comparativo constante: o método comparativo constante de análise de dados podem utilizar como respostas estruturadas, como respostas de perguntas e pesquisa fechado ou respostas não estruturadas, como as obtidas de perguntas abertas em um questionário. Leia também: Análise de tendência, definição e aplicação.
Apresentação de resultados
Para apresentar os resultados de uma análise de dados de uma pesquisa quantitativa é importante compartilhar os dados de forma compreensível e fácil para as pessoas que tomam as decisões.
Análises de dados quantitativos: os dados obtidos com esse tipo de análises geralmente são mostrados de uma maneira em que se sintetizam os dados da frequência construída e as distribuições percentuais.
Análises de conteúdo quantitativo: pode se apresentar os dados em planilhas e matrices. Isso é útil principalmente quando as citações são utilizadas para reforçar dados relevantes encontrados na pesquisa e suas comparações.
Método comparativo constante: a apresentação dos resultados em um processo de análise de dados comparativo constante está centrado em revelar os temas que vão surgindo dos dados. Se bem que embora as visualizações de dados possam ser usadas, as descobertas geralmente são mostradas vinculadas a trechos específicos do conjunto de dados, que ilustram explicitamente os problemas.
Veja aqui sobre: Margem de erro. Que é e como se calcula?
Ajuste do método de análise de dados compilados
A adaptação do método de análise de dados, a dados são compilados, às perguntas para a investigação e ao propósito final dão um ponto de vista mais sólido que se pode utilizar, como:
- Análise de dados quantitativos: é uma boa opção para perguntas fechadas em pesquisas.
- Análises de conteúdo: é uma boa opção para dados obtidos de respostas de entrevistas.
- Análises comparativas constante: é uma boa opção para perguntas abertas e respostas de entrevistas.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Conheça a plataforma de pesquisa da QuestionPro e colete e faça análises de dados que serão coletados:
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.