Com estes conselhos para pesquisas, explicamos os conceitos, termos e metodologia que são aplicadas em uma pesquisa. Entender essas questões podem ajudar a criar pesquisas que vão explorar ao máximo o potencial do seu entrevistado.
Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área.
A palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa “procurar com perseverança”. Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados. Por isso, um pesquisador deve buscar informações com diligência e as próximas dicas podem ajudar.
Quanto à abordagem do problema, a metodologia pode ser:
- Quantitativa: método que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.
- Qualitativa: é descritiva que explora as particularidades e os traços subjetivos considerando a experiência pessoal do entrevistado.
Quanto aos objetivos pretendidos, classifica-se em:
- Exploratória: envolve uma maior proximidade com tudo o que está relacionado com o objeto. São exemplos, os Estudos de Caso (estudo exaustivo e detalhado) e as Pesquisas Bibliográficas (consulta a livros e outros materiais já publicados).
- Descritiva: levantamento de dados recorrendo a técnicas padronizadas de coleta, como o questionário ou a observação sistemática.
- Explicativa: procura explicar os fatores que ocasionam os fenômenos. Nas ciências naturais é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional.
Veja também: Tipos de modelos de pesquisa
Conselhos para pesquisa qualitativa
É um método de investigação científica que se foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais, por exemplo.
Define-se como pontos a serem investigados:
- Emoções
- Percepções
- Reações
- Comportamentos
- Intenções
Dentre outras que evidenciam o sentimento de uma pessoa. Com esse modelo, os entrevistados estão livres para apontar os seus pontos de vista sobre determinados assuntos que estejam relacionados com o objeto de estudo.
Saiba também sobre: Pesquisa avaliativa, encontre os benefícios de utilizá-la
Como surgiu a pesquisa qualitativa?
Surgiu do desejo de se investigar o ser indivíduo ou grupo com base nas suas vivências sociais. Esse estudo toma como base e se aproxima das análises das ciências sociais, que são elas:
- Antropologia
- Sociologia
- Ciência Política
- Estudos da comunicação
- Marketing
- Administração
- Arqueologia
- Geografia Humana
- História
- Ciência da Religião
- Contabilidade, Economia
- Direito
- Psicologia Social
- Filosofia Social e Serviço Social
Numa pesquisa qualitativa as respostas não são objetivas, e o propósito não é contabilizar quantidades como resultado. Mas, sim conseguir compreender o comportamento de determinado grupo-alvo.
Normalmente, são feitas com um número pequeno de entrevistados. A escolha da pesquisa qualitativa como metodologia de investigação é feita quando o objetivo do estudo é entender o porquê de certas coisas. Como por exemplo, a escolha dos eleitores, a percepção dos consumidores, etc.
Comparativo de qualitativa e quantitativa
Ao contrário da qualitativa, o objetivo da quantitativa é obter como resultado índices numéricos que apontam preferências, comportamentos e outras ações dos indivíduos que pertencem a determinado grupo ou sociedade. O método quantitativo é objetivo, pois segue modelos padronizados de investigação. Como por exemplo, os questionários com resposta de múltipla escolha. As amostras recolhidas para participar também costumam ser maiores do que o método qualitativo.
No entanto, vale ressaltar que a qualitativa não serve como substituição ao modelo quantitativo, mas sim como um importante complemento. Outra diferença importante entre os dois modelos de investigação científica está no ponto de vista do pesquisador sobre a organização da pesquisa. Na quantitativa, a opinião do pesquisador deve ser excluída; na qualitativa, a opinião do pesquisador pode estar integrada à pesquisa.
Saiba mais em: Diferença pesquisa qualitativa quantitativa
Pesquisa Qualitativa e seus formatos
Existe uma gama considerável de formatos para se levantar dados em uma pesquisa qualitativa:
- Entrevista pessoal
- Entrevista em grupo
- Pesquisa de opinião
- Observação
- Pesquisa online
- Pesquisa offline
Em todos os formatos é possível coletar dados e relatos emocionais dos entrevistados, escolha a sua.
Conselhos para pesquisa quantitativa
É uma classificação do método científico que utiliza diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo. Ela é realizada para compreender e enfatizar o raciocínio lógico e todas as informações que se possam mensurar sobre as experiências humanas.
Como fazer uma pesquisa quantitativa?
Como visto, a pesquisa quantitativa visa compreender a dimensão estatística de determinada questão. Para isso, o pesquisador precisa agir apenas como um observador. Sem influenciar o conteúdo das informações a serem coletadas.
É comum o uso de formulários, questionários de múltiplas escolhas e entrevistas individuais para a reunião dos dados. Esses métodos permitem uma maior objetividade nas respostas. Porém, o entrevistado fica limitado a escolher entre as alternativas propostas em que mais se enquadra.
Por ter a intenção de coletar informações não-ambíguas, o pesquisador deverá apresentar os resultados de modo esquematizado e direto, sem espaço para interpretações de natureza subjetiva.
Características da pesquisa quantitativa
- Tem como objetivo medir (mensurar através de dados numéricos) algo;
- Não há espaço para ambiguidades;
- Análise de respostas objetivas (dados numéricos, por exemplo);
- Uso de questionários de múltipla escolha, entrevistas individuais, etc;
- Métodos de coleta inflexível e previamente estruturado;
- Pesquisador-observador (não pode interferir nos resultados);
- Resultados apresentados em gráficos, tabelas e índices (menos espaço para interpretações subjetivas).
Leia também: Como escolher a metodologia ideal entre pesquisa qualitativa ou quantitativa
Exemplos de Pesquisa quantitativa
As pesquisas de intenção de voto (comuns durante o período eleitoral) e alguns dos estudos censitários feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são exemplos de pesquisas quantitativas.
As pesquisas quantitativas, como mencionado anteriormente, torna-se viável quando são estudados grandes e aleatórios grupos.
Conselhos para pesquisa – apresentação
Qualitativa: em uma apresentação de uma pesquisa qualitativa os relatos fornecidos pelos entrevistados são mantidos na sua forma original. Com a finalidade de que assim exponha exatamente suas percepções, aceitações e rejeições.
Quantitativa: é composta por números, dados, tabelas e gráficos, que vão mostrar os resultados de forma quantitativa, sem se prender a análises subjetivas para explicar as motivações por trás das informações levantadas.
Seguindo as etapas descritas acima, é possível desenvolver uma pesquisa quantitativa bem fundamentada que trará informações e resultados importantes. Geralmente se transcreve parte do texto, áudio ou vídeo como são capturados.
Saiba mais sobre os diferentes modelos de pesquisa.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram