A evolução das comunidades e o impacto nas nossas vidas tem sido bastante interessante. Ontem chegou um novo membro na família: Castelli. É um gatinho de 6 meses que foi resgatado da rua e que minha filha adorou desde o primeiro minuto.
Rapidamente tivemos que aprender a cuidar dele. Com conselho de amigos, recomendações de veterinários, busca no Google e comentários espontâneos após a publicação de sua foto no Facebook; compramos alimentos especiais, brinquedos, um lugar para dormir, areia, caixa de areia, etc.
Agora sou mais um dos consumidores de itens para animais de estimação que adiciona imagens de gatos a comunidades on-line.
Análise
Quando comecei minha carreira no final dos anos 90, uma marca de alimentos para animais de estimação me pediu para realizar um estudo. Lembro-me de que havia 4 grupos de foco, que, somados à pesquisa de 400 pesquisas realizadas pessoalmente, levaram 4 semanas de trabalho de campo. Nesse caso, foi adicionado mais uma semana para encomendar, processar e analisar os dados. Contando também mais uma semana que foi usada para preparar um relatório com gráficos em Power Point, o cliente teve que esperar cerca de 7 semanas até que pudesse acessar os resultados do serviço que ele contratou.
Naquela época, a revolução digital ainda estava no começo. O Google começou a disputar com o Altavista o primeiro lugar de preferência na busca de informações. Ainda não havia redes sociais ou plataformas para assistir vídeos on-line. Celulares ou câmeras digitais era um luxo que poucos latino-americanos podiam acessar. Pensar em usar mídia digital para contatar 400 donos de animais de estimação e aplicar pesquisas para eles era quase ficção científica e pensar na evolução das comunidades impensável.
A chegada e a evolução das comunidades online
Muitas coisas mudaram desde então:
- Massificação do acesso à Internet,
- Criação de comunidades on-line,
- Popularização do smartphone
- Adoção intensiva de plataformas como o Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp e Instagram. (Entre muitos outras)
Está sendo transformada a maneira como os consumidores se relacionam entre si, fazem compras, criam e produzem informações e interagem com marcas.
Saiba mais: Aplicativo de pesquisa e seus usos
Revolução digital
Ninguém podia negar esta revolução digital e muitos podem acreditar que a pesquisa de mercado da indústria evoluiu no mesmo ritmo. Mas, isso só é verdade para uma minoria; uma vez que (segundo dados da ESOMAR) mais de 70% dos estudos são realizados da mesma forma que há quase três décadas. (Estima-se que quase 90% na América Latina).
A diferença é que hoje podemos escolher em quais casos podemos fazer uso das novas possibilidades. Por exemplo, hoje, para meu antigo cliente de alimentos para animais de estimação, eu recomendaria o seguinte:
Invista na criação de Comunidades Online especialmente projetadas para donos de animais participarem de estudos de mercado.
O que são comunidades virtuais de pesquisa? Conheça agora mesmo!
Proporcionar aos membros das comunidades on-line a facilidade de responder pesquisas do seu computador ou dentro de um aplicativo otimizado para qualquer tipo de dispositivo móvel; incentivando sua participação com pontos acumulativos e resgatáveis por prêmios atraentes.
Além disso, através da plataforma da comunidade, se pode realizar pesquisas de dados qualitativos e etnográficos. Por exemplo, pedir aos donos de animais para usarem o aplicativo é mais uma ferramenta da evolução das comunidades. Compartilhar imagens, vídeos, áudios e histórias sobre a maneira em que eles se relacionam diariamente com seus animais de estimação, escolhem e compram diferentes marcas de alimentos.
Leia também: Amostragem aleatória simples, um tipo de amostragem de probabilidade.
Criação de um painel online é uma evolução das comunidades
Desenvolver um painel para visualizar resultados com as métricas mais relevantes para sua empresa é um grande avanço. Sem dúvida, seria uma proposta difícil para um cliente rejeitar; já que ele não apenas obteria uma riqueza maior de informações, como também poderia acessá-lo em tempo real (sem ter que esperar semanas) e a um custo menor.
No meu papel como um investigador, teria menos esforços e recursos para repetidamente acessar o mesmo alvo; e nesse caso, me despreocuparía da distribuição geográfica da amostra, dependendo menos trabalho de campo realizado por entrevistadores e supervisores.
Comunidades de marca, temáticas ou genéricas: qual me convém?
Se você como um consumidor faz parte de uma comunidade de pesquisa on-line; e está participando da evolução das comunidades, pode escolher como, onde e quando vai participar nos estudos. Também pode conhecer outras pessoas com interesses semelhantes, ganhar prêmios nas atividades e tudo isso no conforto da sua casa.
Cadastre-se agora aqui
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram