Pesquisa quantitativa é uma técnica utilizada para coletar informações de natureza numérica e que serão analisadas usando métodos estatísticos. Elas contém perguntas que geram informações contáveis. Ou seja, com essas pesquisas busca-se compreender quantas pessoas compartilham a mesma opinião e não qual é a opinião individual de cada uma.
Os resultados obtidos com este método de pesquisa são geralmente lógicos e imparciais. A coleta de dados neste tipo de pesquisa é obtida usando um método estruturado e é feita em grandes amostras de respondentes.
4 características da pesquisa quantitativa
1. Coleta de dados confiáveis e precisos: Como os dados são coletados, analisados e apresentados em números, os resultados obtidos serão extremamente confiáveis.
A realidade é que os números não mentem. Os números sempre apresentam uma imagem honesta de uma investigação realizada sem discrepâncias. Também vale a pena mencionar que são extremamente precisos.
Em situações em que um pesquisador prevê um conflito, é muito comum realizar pesquisas quantitativas.
2. Coleta de dados rápida: A velocidade é outra característica da pesquisa quantitativa que geralmente é realizada com um grupo que representa uma população, chamado amostra representativa. Uma pesquisa ou qualquer outro método de pesquisa quantitativa aplicado aos participantes é, geralmente, bastante simples e requer menos tempo.
3. Análise de dados mais abrangente: Outra características da pesquisa quantitativa é que ela tem a vantagem de fornecer um amplo escopo em termos de coleta de dados.
4. Eliminar desvios e alterações: Esse método de pesquisa não oferece nenhuma margem para comentários pessoais ou desvio dos resultados. Os resultados obtidos nesse tipo de pesquisa são numéricos e, portanto, não existe a possibilidade de serem mal interpretados, interferindo na contagem e análise dos mesmos.
Você sabe qual é a diferença entre o método quantitativo e qualitativo?
Pesquisa quantitativa online
As pesquisas online são muito indicadas para obter dados quantitativos porque elas permitem que o pesquisador as aplique para um número muito grande de respondentes. Além disso, os dados gerados serão automaticamente apresentados em gráficos, diminuindo a possibilidade de equívocos nas contagens na hora da análise dos dados quantitativos.
Aqui estão algumas características e vantagens da pesquisa quantitativa online:
Amostragem ampla e diversificada
A pesquisa online permite alcançar uma amostra mais ampla e diversificada de participantes, superando as limitações geográficas e aumentando a representatividade dos respondentes. Isso é especialmente importante para pesquisas que buscam obter uma visão abrangente de um determinado grupo demográfico ou população-alvo.
Não sabe quantas pessoas devem responder sua pesquisa? Teste agora a nossa Calculadora de Amostra!
Acesso rápido e eficiente aos participantes
A coleta de dados online é rápida e eficiente, permitindo alcançar um grande número de participantes em um curto período de tempo. A internet oferece uma ampla gama de canais de comunicação, como e-mail, redes sociais e painéis de pesquisa online, que facilitam a interação com os respondentes e a obtenção de respostas de forma ágil.
Aprenda a criar uma pesquisa online usando QuestionPro!
Redução de custos
A pesquisa online geralmente é mais econômica em comparação com outras abordagens tradicionais, como a coleta presencial de dados. Ela elimina despesas associadas à impressão de questionários, contratação de entrevistadores, deslocamentos e logística. Além disso, a automação dos processos de coleta e análise de dados online reduz os custos operacionais.
Recursos interativos e multimídia
A pesquisa online oferece a possibilidade de incorporar recursos interativos e multimídia, como vídeos, imagens, escalas deslizantes e respostas condicionais, tornando o questionário mais envolvente e estimulante para os participantes. Isso pode melhorar a qualidade e a precisão das respostas.
Facilidade na análise de dados
A pesquisa online permite uma coleta de dados estruturada, o que facilita a análise quantitativa. As respostas são automaticamente registradas em formato digital, permitindo uma análise eficiente e rápida. Além disso, várias ferramentas de software estão disponíveis para auxiliar na tabulação, análise e visualização dos dados coletados online.
Tipos de pesquisa quantitativa
Pesquisa de correlação
A comparação entre duas entidades é invariável. A pesquisa de correlação é realizada para estabelecer uma relação entre duas entidades estreitamente relacionadas e para ver como uma impacta a outro e quais mudanças são observadas.
Este método de pesquisa é realizado para dar valor às relações naturais. No mínimo dois grupos diferentes são necessários para realizar esse tipo de pesquisa quantitativa com sucesso. Sem assumir aspectos diferentes, um relacionamento deve ser estabelecido entre dois grupos ou entidades.
Leia também: Correlação de Pearson: de que trata esse coeficiente?
Faça uma pesquisa online agora mesmo!
Crie uma conta gratuita em nosso software de pesquisa
Pesquisa experimental
A pesquisa experimental, como o próprio nome indica, é geralmente baseada em uma ou mais teorias. Por exemplo, uma teoria que não foi provada é meramente uma suposição. Em uma investigação experimental, uma análise é feita para provar ou refutar a afirmação de uma teoria. Esse método de pesquisa é usado principalmente para pesquisas em ciências naturais.
Marketing quantitativo
O uso de métodos numéricos para obter informações sobre a opinião do cliente é chamado de marketing quantitativo. O principal método de marketing quantitativo é a aplicação de pesquisas. Os dados recebidos dessas pesquisas podem ser usados por uma equipe orientada ao cliente. Graças a esses dados a equipe pode implementar métodos corretivos para que os problemas que o cliente enfrenta possam ser minimizados. também para que a organização em geral possa se concentrar em melhorar os níveis de satisfação do cliente.
Leia também: Experiência do cliente: o guia completo
Estudo longitudinal
Os estudos longitudinais envolvem a coleta de dados ao longo do tempo, com o objetivo de examinar mudanças, desenvolvimento ou evolução de fenômenos ao longo de um período prolongado. Os pesquisadores acompanham a mesma amostra ao longo do tempo, coletando dados em momentos específicos.
Esse tipo de pesquisa permite avaliar tendências, identificar padrões de comportamento e investigar causas e consequências em uma perspectiva temporal.
Estudo transversal
O estudo transversal é um tipo de pesquisa que coleta dados em um único ponto no tempo, em um determinado momento. Os pesquisadores obtêm informações de uma amostra representativa da população-alvo e analisam os dados para identificar características, comportamentos, atitudes ou opiniões predominantes naquele momento específico. Esse tipo de pesquisa é rápido de ser realizado e fornece uma visão instantânea da situação, mas não permite a análise de mudanças ao longo do tempo.