Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.
Essa amostra de pessoas geralmente se difere na maioria de suas características (sexo, idade, geolocalização) e compartilham apenas o fator que está sendo estudado.
Existem outras maneiras de conduzir um estudo observacional além da análise transversal, como o estudo de coorte e caso controle. Porém, nesse artigo nos concentraremos na definição e tipos de estudo transversal, suas vantagens e as diferenças entre estudo longitudinal e transversal.
O que é estudo transversal?
O estudo observacional transversal realiza a análise de dados qualitativos coletados ao longo de um determinado período de tempo.
São coletados dados de uma população amostral ou em um subconjunto predefinido que possuem características comuns, exceto na variável que está sendo estudada. Essa variável é a que permanece constante durante todo o estudo.
E outras palavras, esse tipo de estudo capta as opiniões de um grupo de pessoas em um momento específico. Essas investigações são usadas para determinar o que acontece em tempo real, em um determinado momento.
Você também pode usar esse tipo de pesquisa para descrever as variáveis predominantes que existem em um determinado ponto e coletar dados transversais sobre os hábitos de consumo de pessoas no passado ou um diagnóstico atual de algo em particular.
Exemplo 1: uma empresa de telefonia decide realizar uma investigação de mercado para impulsionar as vendas. Se os resultados do estudo mostrarem que as mulheres da região sul não comprariam o telefone porque é muito grande, a empresa pode ajustar o design antes de seu lançamento ou desenvolver e comercializar um telefone menor para as mulheres.
Exemplo 2: outro exemplo de estudo transversal seria um estudo médico que analisa a prevalência de câncer em uma determinada população. O pesquisador pode avaliar pessoas de diferentes idades, etnias, localizações geográficas, origens sociais, etc. Se os resultados mostram que uma determinada idade dos homens é mais propensa a ter a doença, o pesquisador pode realizar um estudo longitudinal na sequência para entender a razão por trás disso.
Na plataforma de pesquisa online da QuestionPro é possível utilizar a pergunta Homúnculo para adicionar informações mais detalhadas ao estudo. Este tipo de pergunta de homúnculo captura dados visuais do paciente, com base na escolha do paciente da área de desconforto sentido no corpo.
Embora ainda faça parte de pesquisas curtas de envolvimento do paciente, este tipo de pergunta único pode apontar 24 locais de dor na frente e 29 locais na parte de trás do corpo humano, permitindo que os profissionais de saúde obtenham uma ideia preliminar, mas clara do estado do paciente. Como resultado, isso conduz as conversas da sala de exame com mais detalhes e cria uma experiência mais eficiente e aprimorada para os envolvidos.
Tipos de estudo transversal
1. Estudo transversal descritivo
Pode ser completamente descritivo e serve para avaliar a frequência e distribuição de um tópico de estudo em um determinado grupo demográfico.
Exemplo: Avaliar uma amostra aleatória de universidades de diferentes estados do país para verificar os índices de obesidade entre homens e mulheres.
2. Estudo transversal analítico
É utilizado para investigar a associação entre dois parâmetros relacionados ou não relacionados. No entanto, esta metodologia não é completa, uma vez que há a presença de fatores de risco e resultados são simultâneos.
Exemplo: Validar se os mineiros que trabalham na coleta de carvão podem desenvolver bronquite. Apenas os fatores da mina devem ser observados, mas o que o estudo não explica é que a bronquite poderia ser inerente ou que alguns mineiros já tinham propensão à doença.
Em um projeto de pesquisa transversal de vida real, os atributos de ambos os tipos são utilizados.
Diferença entre estudo longitudinal e transversal
Embora ambos sejam métodos de pesquisa qualitativa, existem algumas diferenças entre estudos transversais e estudos longitudinais.
Estudo transversal
- É utilizado com maior frequência para encontrar pontos comuns entre as variáveis.
- As variáveis são coletadas em um determinado momento.
- Geram dados mais confiáveis, uma vez que o estudo é realizado com as mesmas variáveis.
- Dá ao pesquisador a flexibilidade de considerar múltiplas variáveis em uma constante, com apenas uma variável como foco do estudo transversal.
Estudo longitudinal
- É utilizado para analisar mais profundamente o assunto que está sendo investigado.
- Cobrem múltiplas sessões e as variáveis podem mudar ao longo do curso da investigação, ou seja, não existe determinação de tempo, é contínuo.
- Por conta da longevidade da investigação, pode haver um desgaste e ocorrer a distorção do resultado e a investigação correspondente.
>>> Saiba mais sobre estudo longitudinal
Áreas de aplicação de estudos transversais
A pesquisa transversal é utilizada em diferentes nichos, desde a área da saúde em estudos clínicos descritivos e principalmente para estudo de prevalência pela área da saúde, onde se analisam fatores epidemiológicos em sua proporção em relação à população e/ou um período específico, até no ramo nos negócios e da educação.
- No varejo: uma análise pode ser realizado com homens e mulheres, entre 24 e 35 anos para verificar os gastos que realizam no momento da compra e as diferenças de tendências entre ambos os sexos.
- Nos negócios: o estudo transversal pode ser conduzido para entender como pessoas de diferentes níveis socioeconômicos e localização geográfica respondem a uma oferta.
- Na saúde: um estudo de assistência médica transversal é usado para compreender, por exemplo, crianças entre os 2 e os 12 anos que são propensas a ter uma deficiência de cálcio.
- Na educação: uma pesquisa transversal é útil para entender como homens ou mulheres de um grupo etário semelhante, mas de etnias diferentes, reagem ou entendem um tópico específico.
Análise de dados transversais
Em um estudo transversal para medir a prevalência (número de casos ou pessoas em um determinado momento), múltiplos parâmetros são medidos simultaneamente através de perguntas, observações e respostas.
Variáveis contínuas caem ao longo de um determinado intervalo para calcular a prevalência. Os valores devem estar abaixo ou acima de um nível predeterminado, ou caso contrário, os níveis médios não podem ser calculados.
Vantagens do estudo transversal
Com uma pesquisa transversal, você consegue coletar uma grande quantidade de dados para uma tomada de decisão que requer ações mais imediatas. Outras vantagens são:
- Relativamente rápido.
- Todas as variáveis são coletadas em um único momento.
- Vários resultados podem ser investigados simultaneamente.
- A prevalência de todos os fatores podem ser medida.
- Bom para análise descritiva.
- Pode ser usado como um trampolim para futuras pesquisas.