Dados ordinais são um tipo estatístico de dados quantitativos nos quais existem variáveis em categorias ordenadas que ocorrem naturalmente. A distância entre duas categorias não é estabelecida usando dados ordinais.
Nas estatísticas, um grupo de números ordinais é representado usando uma escala ordinal. A principal diferença entre os dados nominais e ordinais é que os ordinais têm uma ordem de categorias, enquanto os nominais não.
A escala Likert é um exemplo popular. Para uma pergunta como: “Por favor, expresse a importância do preço na compra de um produto”; uma escala Likert terá as seguintes opções que são codificadas para 1,2,3,4 e 5 (números). 1 é menor que 2, que é menor que 3, que é menor que 4, que por sua vez é menor que 5.
Muito importante | Importante | Neutral | Irrelevante | Muito irrelevante |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
Portanto, dados ordinais são um conjunto de variáveis ordinais, ou seja, se houver variáveis em uma ordem específica – “baixa, média, alta”, elas podem ser representadas como dados ordinais.
Existem dois fatores importantes a considerar:
- Existem vários termos que representam “ordem” como “Alto, Maior, Máximo” ou “Satisfeito, Insatisfeito, Extremamente Insatisfeito”.
- A diferença entre as variáveis não é uniforme.
Leia também: Tipos de dados que podem ser obtidos a partir de sua pesquisa de mercado
Análise dos dados ordinais
Métodos simples para a análise: Os dados ordinais são apresentados em um formato tabular que facilita a análise ao pesquisador. Os gráficos lado a lado também são usados para estabelecer a relação entre dados nominais e ordinais.
Leia também: O que é a escala Likert e como utilizá-la ?
Teste U de Mann-Whitney: Para comparar dois grupos de dados ordinais, o teste U de Mann-Whitney deve ser usado. Esse teste permite que um investigador conclua que uma variável de uma amostra é maior ou menor que outra variável selecionada aleatoriamente de outra amostra.
Teste de Kruskal-Wallis: Para comparar mais de dois grupos ordinais, o teste de Kruskal-Wallis deve ser usado. Nesse teste, não é assumido que os dados provêm de uma fonte específica. Se conclui se a média de dois ou mais grupos é variada. Isso mostrará a diferença entre mais de dois grupos de dados ordinais.
Confira o seguinte artigo: Vantagens da pesquisa de dados móveis
Exemplos de dados ordinais
Em uma escola com 3000 alunos, existem várias categorias: primeiro, segundo, terceiro e quarto ano. Após o início do termo, esta é a contagem de cada categoria:
1000 – Novatos
800 – Aluno do segundo ano
750 – Junior
450 – Maiores
Saiba também: Qualidade de dados 5 dicas para melhorá-lo
Uma organização realiza uma pesquisa trimestral de satisfação dos funcionários que destaca a seguinte pergunta: “Você está feliz com seu gerente e seus colegas?”
- Extremamente feliz – 1
- Feliz – 2
- Neutro – 3
- Infeliz – 4
- Extremamente infeliz – 5
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram
Também recomendamos:
3 dicas para o sucesso da comunidade online
Pergunta da escala likert – conheça as vantagens de utilizá-la