Pesquisas transversais, também conhecidas como pesquisas preventivas, são frequentemente planejadas com o objetivo de realizar uma investigação epidemiológica. Ao aplicar essa ferramenta, o pesquisador deve levar em consideração a amostra com a qual realizará o estudo.
As pesquisas transversais visam o estudo da distribuição de aspectos relacionados à saúde. Por exemplo, doenças com um longo período de duração que se desenvolvem lentamente. Por exemplo, você pode realizar um estudo transversal para investigar doenças crônicas, enfermidades relacionadas à nutrição, entre outras. Confira também: Diferenças entre estudo transversal e estudo longitudinal
Os principais usos das pesquisas transversais são:
- Gerar uma hipótese para conduzir um estudo.Veja também: Guia de pesquisa transversal
- Determinar o número médio de pessoas que sofrem de uma doença em um determinado tempo e lugar.
- Identificar os fatores de risco que se apresentam em algumas doenças.
Tipos de pesquisas transversais
Entre os principais tipos de pesquisas transversais que podem ser realizadas estão os seguintes:
- Pesquisas Nacionais de Saúde: Esta ferramenta é realizada com o objetivo de efetuar um estudo epidemiológico para estabelecer políticas públicas ou programas que ofereçam informações que ajudem a diminuir os fatores de risco. Leia também: Pesquisa de saúde para melhorar a experiência do atendimento médico
- Doenças Crônicas: As pesquisas para doenças crônicas são utilizadas para determinar o número médio de pessoas em uma população que sofre de uma doença, a idade comum em que ocorre, o contexto em que vivem, etc. Veja também: Questionário de histórico médico: como conduzi-lo
- Soroprevalência: Este tipo de pesquisa é realizada com o objetivo de conhecer o nível populacional do Vírus da Hepatite A (VHA) e os anticorpos presentes em diferentes faixas etárias para fazer uma comparação.
- Pesquisas de vício: Essa ferramenta é aplicada para saber quais são os principais vícios que existem em uma população, quais são as idades em que mais se apresentam e quais as consequências que ela tem na sociedade.
- Nutrição: Pesquisas de nutrição são usadas para determinar o nível de desnutrição que existe em uma população e as doenças relacionadas à alimentação. Também recomendamos a leitura de: Perguntas para aplicar em suas pesquisas nutricionais
Vantagens das pesquisas transversais
As principais vantagens de conduzir uma pesquisa transversal são:
- São estudos de baixo custo que podem ser realizados em um curto período de tempo, uma vez que não é necessário continuar monitorando a população da amostra.
- Oferece informações relevantes para organizar programas que melhorem os serviços de saúde.
- Permite oferecer informações úteis para a prevenção de doenças que possam prejudicar um grupo de pessoas na sociedade.
Desvantagens de conduzir uma pesquisa transversal
Algumas das limitações da realização de pesquisas transversais são:
- Não é possível realizar pesquisas para doenças de curto prazo.
- É impossível determinar se uma doença ocorreu por acaso ou por causa e efeito.
- Ao aplicar as pesquisas transversais, os pesquisadores devem se preocupar que os dados obtidos sejam de qualidade. Assim também como a análise e interpretação devem ser feitas com os padrões correspondentes. Confira também: O que é um estudo transversal?
Pesquisas transversais são uma ótima ferramenta para as instituições criarem programas que beneficiam a sociedade. Usando a QuestionPro, você pode criar pesquisas on-line que ajudam você a reunir as informações necessárias para dar suporte a vários tipos de investigações.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram