A análise SWOT é definida como um acrônimo para Forças, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças. Que é uma técnica de análise de pesquisa de mercado eficaz. Normalmente, a análise SWOT é usada para avaliar o desempenho de uma organização no mercado. E é usada para desenvolver estratégias de negócios eficazes.
Essa estrutura de análise, que agora é uma fonte de avaliação confiável na qual as organizações confiam para entender o escopo de oportunidades e ameaças, analisando os pontos fortes e fracos.
Pontos fortes e fracos são principalmente para análise interna de uma organização (em termos de reputação no mercado, localização da linha de fabricação, patentes, etc.). Para melhorar esses fatores, o trabalho constante precisa ser feito ao longo do tempo. Mas, oportunidades e ameaças são externas (em termos de concorrência, preços, parceiros associados, etc.). A uma organização e não têm controle sobre as mudanças que podem ocorrer a esses fatores externos.
A análise SWOT também é usada em micro situações
Quando a força de uma organização é a qualidade do produto e há chances de conversão de uma determinada transação, será recomendável que a organização atribua uma força de trabalho capaz para o fechamento dessa transação.
Identificando os pontos fracos e seus correspondentes obstáculo. A organização pode criar estratégias sobre como superar as fraquezas. Por exemplo, se os resultados de vendas são uma fraqueza definitiva para uma empresa. Eles podem tentar minimizá-la ou eliminá-la por meio de treinamento regular para os funcionários de vendas, fornecendo acesso a várias ferramentas para que possam trabalhar em suas habilidades, implementação de um cliente eficiente. Software de Gerenciamento de Relacionamento e outras medidas corretivas podem ser tomadas.
Um concorrente que perde seus clientes e vai à falência pode ser uma grande oportunidade de negócios para uma organização que pretende expandir suas operações. Pesquisas proativas sobre como operar, segmentação demográfica e aproveitando os pontos fortes identificados para garantir que o mercado do concorrente seja explorado.
Levando em consideração os pontos fortes e fracos da organização, fatores que podem causar danos à reputação da organização podem ser identificados. Por exemplo, se a previsão do mercado sugere uma queda na economia, uma organização pode estar preparada para isso reduzindo gastos indesejados, nomeando artistas-estrela existentes para conversões de vendas, etc.
As organizações realizam extensivamente a análise SWOT para fazer melhorias internas (avaliação de pontos fortes e fracos). E externas (avaliação de oportunidades e ameaças), uma vez que podem acessar um conjunto excessivo de informações. Empresas já existentes devem executar este método de análise estratégica pelo menos uma ou duas vezes por ano. Para garantir que eles analisem proativamente seu mercado para continuar fazendo melhorias em vários aspectos de sua organização.
Saiba mais: Pesquisa de pesquisa de mercado
Modelo de análise SWOT em pesquisa de mercado
O modelo de Análise SWOT é uma demonstração de como conduzir a análise SWOT usando os 4 modelos: Análise de Força, Fraquezas, Oportunidades e Ameaça. Aqui estão os 4 modelos de Análise SWOT em detalhes:
Pontos fortes: O que a organização é boa em fazer? Quais são os principais diferenciais que eles oferecem? Quais são os principais recursos que eles têm?
Pontos fortes descrevem os fatores positivos de uma organização que eles podem controlar. Eles podem ser analisados dividindo a organização em vendas, finanças, marketing, pesquisa e desenvolvimento e outros elementos estruturais. Os pontos fortes envolvem a contribuição positiva dos principais interessados em termos de experiência, conhecimento, formação educacional. E tais habilidades que contribuem para o desempenho de uma organização. Esse fator de análise também inclui aspectos tangíveis, como canal de distribuição, clientes existentes, finanças geradas, acessórios etc.
Fatores que agregam valor à operação de uma organização por meio de análise interna e, por sua vez, criam uma vantagem competitiva chamada Pontos Fortes.
Saiba mais: Pesquisa Quantitativa de Mercado
Pontos Fracos: Onde você acha que há um escopo para melhoria?
As fraquezas são os elementos do negócio que ainda precisam de muito aprimoramento e estão derrubando a organização de mais de uma maneira. Existem certas áreas de negócios que podem não estar se moldando de acordo com a expectativa e isso está levando ao atrito em atingir as metas desejadas.
Segmentos como experiência no assunto. Falta de suporte financeiro, indisponibilidade de ferramentas tecnológicas apropriadas para treinamento, um local inadequado da organização, etc. podem se enquadrar na categoria de “fraqueza”. Esses segmentos estão sob o controle de uma organização, mas estão contribuindo para perdas significativas.
As fraquezas são atributos negativos que estão contribuindo para a desvantagem competitiva de uma organização. Um entendimento preciso das características negativas ajudará uma organização a melhorar e competir com os melhores do negócio.
Oportunidades: Quais são as oportunidades no mercado, aquelas em que uma organização pode prosperar?
Oportunidades medem elementos atraentes de um mercado que podem contribuir para mais lucros para uma organização. Estes são externos ao ambiente de uma organização. Há sempre novos caminhos para a cultura após a execução de estratégias de marketing. Assim, as oportunidades são geralmente o resultado do crescimento da receita / mercado, mudanças na percepção do mercado. Uma solução para as dificuldades enfrentadas pelo mercado atualmente, a capacidade de uma organização agregar valor à necessidade do mercado que, por sua vez, aumenta o valor da marca. Associe um cronograma para a oportunidade identificada depois de entender se ela se encaixa na estratégia de marketing atual. E também se a oportunidade pode ser aproveitada no cronograma pré-decidido.
Ameaças: Quais aspectos do mercado são uma ameaça para um negócio?
Ameaças indicam os fatores que podem causar danos às estratégias de marketing existentes da organização e também levar a perdas de negócios. Uma organização pode lucrar com a inculcar a possibilidade desses riscos em seus planos de marketing. Ameaças são aqueles fatores incontroláveis que criarão perdas de negócios. Concorrentes, mudanças nas políticas do governo, má cobertura da imprensa sobre produtos / serviços / eventos, uma mudança no comportamento do cliente, mudanças na dinâmica do mercado que podem fazer com que certos produtos desatualizados e outros ângulos similares sejam considerados ameaças.
Saiba mais: Pesquisa de mercado qualitativa
Como fazer uma análise SWOT para um plano de negócios?
Existem dois tipos de fatores nos negócios: internos e externos. Os fatores que existiriam independentemente da existência de uma organização específica são considerados externos e aqueles que existem dentro de uma organização são, é claro, internos.
Implemente as 8 etapas abaixo mencionadas para a análise SWOT para desenvolver um plano de negócios:
Tenha um objetivo claro de análise SWOT:
A equipe de marketing pode discutir qual tópico precisa de atenção imediata e esse objetivo pode ser colocado no papel. Desta forma, a análise SWOT pode ser conduzida de maneira organizada e efetiva. Por exemplo, se uma organização pretende saber se deve ou não lançar um novo produto – isso se torna o objetivo principal do SWOT.
Realizar pesquisas para entender o mercado-alvo e a indústria:
Para uma implementação bem-sucedida do SWOT, deve haver um entendimento completo do que o mercado tem a oferecer. Insights obtidos de pesquisas sobre tecnologia, atendimento ao cliente, concorrentes, etc, podem ser usados para conduzir uma análise SWOT exaustiva.
Identifique os pontos fortes do negócio:
uma organização deve entender quais são seus pontos fortes, quais são os recursos de seu funcionamento que são melhores que os outros do mercado. As respostas a essas perguntas devem ser anotadas. Força de trabalho, localização da organização, qualidade do produto, etc. são alguns exemplos dos pontos fortes de uma organização.
Identifique os pontos fracos da empresa:
Existem certos elementos da organização que precisam ser melhorados. Os profissionais de marketing devem criar uma lista desses elementos que acreditam estar prejudicando sua reputação no mercado. Reconhecer essas fraquezas e trabalhar para eliminá-las deve ser a intenção da análise. Esta lista pode incluir aspectos como a redução de clientes de produtos, redução constante de participação de mercado, falta de funcionários adequados e outros.
Identifique as oportunidades em potencial:
Avalie os fatores externos que podem ser lucrativos para o crescimento dos negócios. Estes não são internos e há chances de o mesmo fator ser uma ameaça para o negócio também. Ao listar oportunidades, deve-se ter em mente que as oportunidades não devem ser uma ameaça para os negócios. Por exemplo, o lançamento de um novo recurso após a análise de oportunidade pode causar danos aos negócios caso haja concorrentes que ofereçam o mesmo recurso a custos menores.
Identifique ameaças à organização:
anote os fatores que não fazem parte do ecossistema de uma organização, mas são ameaças ao crescimento dos negócios. Mercados instáveis, a crescente concorrência no mercado etc. são algumas ameaças a um negócio.
Damos importância a vários fatores da análise SWOT:
Depois de completar os passos 3 a 6, quatro listas diferentes serão formadas. A maneira ideal de amalgamação dessas listas é criar uma matriz lado a lado. Uma matriz ajuda na geração de uma imagem abrangente para análise SWOT.
Uma vez que as listas são colocadas em uma matriz, o grau de importância correspondente a cada um dos pontos, de modo que as estratégias de marketing para implementação imediata possam ser colocadas em ação.
Faça as seguintes perguntas para entender a prioridade na análise SWOT:
A organização pode implementar seus pontos fortes para se beneficiar das oportunidades existentes?
A organização pode implementar seus pontos fortes para controlar as ameaças identificadas?
Quais são as etapas a serem tomadas para garantir que os pontos fracos da organização não atrapalhem a obtenção de vantagens das oportunidades?
O que pode ser feito para reduzir os pontos fracos e controlar as ameaças?
Crie uma estratégia para resolver os problemas identificados:
Depois de criar a matriz SWOT e responder a todas essas perguntas, a equipe de marketing pode trabalhar para criar estratégias de marketing para atingir os objetivos organizacionais.
Exemplo de análise SWOT com perguntas
Objetivo: lançar uma nova variante móvel
Forças:
Quais são seus ativos mais fortes?
Como seus produtos / serviços são melhores que os concorrentes?
Qual é o seu único ponto de venda?
Quão eficiente é sua força de trabalho?
O que seus clientes atuais têm a dizer sobre sua experiência com sua organização?
Fraquezas:
Quais seções da sua organização precisam de melhorias?
De quais aspectos da sua empresa os concorrentes podem se beneficiar?
Você não tem experiência no assunto?
Você acha que sua empresa ganhou dinheiro suficiente?
Quão progressivos são seus concorrentes em termos de lidar com as tendências do mercado?
Oportunidades:
Quais tendências você acha que podem trazer novas oportunidades?
Essas tendências beneficiarão o mercado?
Onde falta o mercado atual?
Seus concorrentes não conseguem atender às demandas dos clientes?
Se sim, você pode segmentar esses clientes?
Ameaças:
Existem concorrentes no mercado que podem reduzir seus negócios?
Quais são os obstáculos que você está enfrentando atualmente?
Seus produtos / serviços cumprem todas as leis existentes?
Você prevê uma mudança nas leis do governo no futuro próximo?
Você acredita que seu público-alvo pode evoluir nas preferências de seus produtos?
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram