O que é o Design Thinking? É uma maneira de pensar, nascida nos Estados Unidos e tirada de designers. Tem suas origens teóricas no início dos anos setenta. Herbert A. Simon e Robert McKim lançaram as bases para uma abordagem que pudesse conciliar tecnologia, criatividade e humanidade. Então, foi no final dos anos 80 e início dos anos 90 que essa abordagem foi formalizada na prestigiada Universidade de Stanford, na Califórnia.
A definição de Design Thinking evoluiu consideravelmente desde que o conceito foi criado. Em geral, é uma abordagem ou método centrado no usuário e voltado para a inovação. C O objetivo é adquirir ferramentas de design para gerenciar projetos inovadores e resolver problemas, passados ou futuros. Isso permite projetar produtos e serviços inovadores para usuários, colaboradores, consumidores ou usuários.
Definição de Design Thinking
O Design Thinking é um processo que às vezes parece mais difícil de definir do que entender na prática concreta.
Vamos começar localizando esse processo de criação ou entendimento dentro de um espaço específico. Vamos pensar nos processos de inovação que as empresas realizam, de qualquer tipo, por exemplo, através de um departamento de inovação; seja para inovar em produtos de consumo, serviços ou apenas em processos organizacionais.
Quer estejamos à procura de inovações radicais, renovações disruptivas ou simples de novas combinatórias do que já conhecemos, o processo de criação, inovação, foi muitas vezes entendido como um acto de esclarecimento de alguns gênios, tocado por alguma varinha mágica ou com uma inteligência incomum. Certamente, sentar-se para esperar que isso acontecesse nos privaria da maioria das inovações que acompanham nossas vidas hoje.
Veja também: Programa VOC, passos para implementá-lo em seu negócio
A inovação
A inovação não é um ato único de um momento mágico, embora devamos dizer que existem pessoas com capacidade de ver coisas que podem passar despercebidas para as pessoas comuns.
Nos tempos de fundação da atual sociedade de consumo, as inovações vieram do produtor e chegaram ao consumidor uma vez desenvolvido. Estes foram o resultado das novas habilidades do fabricante. Uma nova combinação de elementos existentes, capacidades na linha de produção ou simplesmente invenções do departamento de P & D que, em certa medida, foram “impostas” pelo fabricante ao usuário final.
Saiba mais sobre: Saiba mais sobre o painel de pesquisas e suas vantagens
Os tempos mudaram e o coração do processo de inovação passou da iniciativa do fabricante para a exigência do consumidor. O último é quem hoje nos mostra o caminho em um processo dinâmico, interativo e compartilhado de co-criação.
Então, o Design Thinking, é um processo de inovação baseado na cocriação compartilhada entre os envolvidos.
Todas as empresas atualmente possuem algum tipo de processo de inovação ou funil. Todos combinam uma série de fases, metodologias e fontes de informação para trazer as melhores ideias para atender às necessidades manifestadas, ou não, dos usuários finais. Eles são aqueles que desenvolveram mecanismos de criação sofisticados para aqueles que apenas aproveitam o desenvolvimento de ideias de sucesso em outros mercados.
Aprenda sobre pesquisas acadêmicas e o uso dessa ferramenta
Características do Design Thinking
Qual é então o diferencial do que chamamos de Design Thinking?
O gatilho do processo é a observação e investigação das necessidades e percepções das partes interessadas. Na maioria das vezes, as técnicas de pesquisa qualitativa são quantificadas. Observe, indague, pergunte, conviver com o usuário é o ponto de partida. Muitas das inovações de produtos que vemos hoje no mercado nasceram dessa maneira. Pesquisa Qualitativa, como adotar em meu projeto
Como exemplo, poderia mencionar um estudo regional para a Unilever em que trabalhei muitos anos atrás. Naquela ocasião, esse ambicioso projeto em oito países visava entender o que as donas de casa faziam para manter sua casa limpa. As mulheres latino-americanas mostraram uma criatividade surpreendente na preparação de misturas de produtos, adaptação de utensílios ou uso de produtos substitutos para tarefas domésticas de limpeza. Combinações de cloro com pós, pós com produtos que os tornam cremosos, produtos industriais com fragrâncias naturais, novas, pincéis ou panos modificados, etc.
As descobertas foram o ponto de partida para os gerentes de marcas e profissionais de P & D começarem a trabalhar na limpeza de inovações de produtos, e muitas dessas ideias hoje são uma moeda comum nos mercados da região.
Leia também: Questionários auto-administrados: aumente a taxa de resposta
O que é necessário para iniciar o processo de Design Thinking?
Acima de tudo, é importante ser flexível, ter a mente aberta. Muitas das empresas estão acostumadas a entender o contexto a partir de suas próprias definições de categorias, limites, competência e alcance.
É necessário enfrentar o processo com o mínimo de preconceitos possíveis. Aceite as percepções de pessoas interessadas sem que essas ideias se encaixem necessariamente em nossa estrutura de ideias anteriores. Talvez pareçam ideias excêntricas, inviáveis, discordantes do plano de desenvolvimento pré-definido ou muito estranhas para levar ao mercado. Levá-los pressupõe um risco que certamente nem todas as empresas podem enfrentar, mas pode valer a pena apostar.
Conheça estas dicas para pesquisadores e torne sua pesquisa efetiva
As ideias são refinadas e completadas com conceitos que serão testados posteriormente com os envolvidos. Então, elas nascem das necessidades dos usuários e não são meras criações de desktop. Alguns sobreviverão aos estágios posteriores do processo de Design Thinking, outras serão descartadas ou utilizadas em outro momento. Este é o ponto de partida a partir do qual certamente teremos mais chances de alcançar ideias de sucesso e, talvez, alcançar futuras grandes inovações para nossos negócios.
Victor Hugo Hernandez
Consultor Sênior na VHH Consulting, Market Research & Innovation Solutions. Mais de 25 anos de experiência na América Latina em agências de pesquisa de mercado global.
Website: www.vhhconsulting.com
Twitter: @VHHConsulting
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram