Na busca pelo sucesso empresarial, dois tipos de crise podem ocorrer. A crise negativa porque os objetivos não são alcançados, e uma crise positiva ou também chamada de CRISE DE SUCESSO que ocorre em uma empresa quando obtém os resultados esperados em todos os níveis: financeiro, corporativo, operacional , administrativamente socialmente, também recebe um reconhecimento externo de sua guilda e, às vezes, dos seus concorrentes.
Como resultado dos excelentes resultados, seus principais talentos são contratados pela concorrência, situação que gera desequilíbrios organizacionais que devem ser resolvidos imediatamente para evitar um declínio institucional. Esse tipo de exemplo de sucesso empresarial é frequentemente encontrado em organizações esportivas em todo o mundo, quando as equipes conquistam títulos e prêmios internacionalmente.
Exemplo de pessoas com sucesso empresarial
A situação descrita acima foi replicada em grandes multinacionais que são exemplos de sucesso empresarial, como Marissa Mayer, atual presidente e diretora executiva do Yahoo. Contratada para redirecionar os objetivos da empresa e melhorar os resultados frente à concorrência, após 12 anos de grande sucesso como vice-presidente de produtos do Google, por ser considerada uma das responsáveis pelo posicionamento da marca como o maior mecanismo de busca a nível mundial.
O empresário americano Conrad Nicholson Hilton, fundador da cadeia de hotéis Hilton, também é um exemplo de sucesso empresarial; Se considerarmos uma de suas afirmações: “O sucesso está conectado à ação. Pessoas de sucesso continuam se movendo. Cometem erros, mas nunca desistem. ” Essa reflexão é aplicável às empresas que estão passando por uma crise de sucesso, porque é o ponto de partida para gerar mudanças.
Após essa breve análise, surge uma questão fundamental para o ambiente de negócios, que, se não for satisfatoriamente resolvido para todas as dependências vinculadas no processo, poderá gerar conflitos no clima organizacional que impedem o cumprimento de indicadores; obtenção de metas e resultados, mantendo a entidade em uma posição de liderança com altos níveis de qualidade.
Faça benchmarking competitivo para expandir seus negócios
Como superar a crise de sucesso?
Para responder a essa pergunta, vários aspectos dentro da organização devem ser acompanhados de ações devem ser levadas em consideração.
Aspectos organizacionais a serem considerados. | Ações a serem executadas. |
1. Qual deve ser o perfil dos novos funcionários a contratar? |
|
2. Quais serão os novos objetivos que irão gerar desafios institucionais e subsequente crescimento? |
|
3. Por quanto tempo o plano estratégico deve ser implementado? |
|
4. Quais recursos são necessários para executar o plano proposto? |
|
5. Que soluções alternativas podem ser aplicadas se houver eventualidades durante o desenvolvimento do plano ? |
|
Se os processos listados acima forem cumpridos, a chamada Crise de Sucesso nos Negócios poderá ser superada de maneira menos traumática e eficaz e se tornará um ponto de partida para novos desafios e transformações institucionais.
Leia também: Análise de negócios, preveja o futuro do seu produto ou serviço
Sobre o autor:
Andrés Felipe Fuentes Velásquez, Comunicador Social, editor e Gerente de Comunidade da Universidade de Los Libertadores, na Colômbia. Criador, diretor e jornalista da mídia digital chamado “El Radar Informativo de Felipe Fuentes”.
Email: [email protected]
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.
Também recomendamos:
Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos
Riscos nos negócios – conheça as 5 formas para evitá-los
Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características