Você está determinado a empreender? O fato de você decidir fazê-lo não garante que o faça corretamente, não basta ter a atitude e o desejo, é preciso aprender a empreender. Atualmente, o empreendedorismo é um dos mais apoiados pelos governos, é o caso do México e, portanto, tornou-se moda ser empreendedor.
Segundo o jornal El Financiero (2016), 75% das empresas falham no primeiro ano de vida. Então, o que realmente faz um empreendedor ter sucesso ou falhar?
Você quer aprender a empreender? Esses são alguns fatores que você deve considerar
Existem muitos fatores críticos no caminho de um empreendedor, mas entre os mais comuns estão:
- Administração
- Prevenção financeira
- Delegação de funções.
- Análise Estratégica
Esses fatores, se executados de maneira adequada, contribuirão para que você esteja em 25% das estatísticas positivas daqueles que formam um negócio no primeiro ano de vida. Administração eficiente, prevenção financeira e análise estratégica são os pontos-chave do empreendedorismo.
O primeiro passo da empresa é criar uma ideia de negócio, ver qual produto ou serviço você deseja oferecer ao mercado (grupo de clientes). Isso deve ser atraente, relevante e deve cobrir um desejo ou necessidade. O melhor é que você gosta, porque sem paixão não há inovação.
QuestionPro é nomeada uma das empresas SAAS que mais cresceu em 2019!
Existem muitas histórias de sucesso de pessoas que fazem o que amam: Mark Zuckerberg (Facebook), Lorenzo Servitje (Grupo Bimbo) e muito mais; Essas pessoas são o melhor exemplo de capitalizar sua paixão por ter grandes empresas lucrativas hoje. Depois de definir a ideia de negócio, existe a criação do modelo. Um modelo de negócios descreve a maneira pela qual uma empresa cria, captura e agrega valor, econômico ou social (Alcaraz, 2011). O modelo mais utilizado pelas incubadoras em todo o mundo é o Bussines Model Canvas, que é a maneira gráfica pela qual o negócio a ser realizado é demonstrado em nove etapas. Esses nove módulos ou etapas cobrem as quatro áreas principais: clientes, suprimento, infraestrutura e viabilidade econômica.
O bom, o ruim e o estranho de aprender a empreender
O bom é que todos podemos aprender a empreender, o ser humano traz empreendedorismo em seu código biológico e isso leva a fatores transcendentais que são:
- Autonomia Independência econômica e liberdade de horários: possibilidade de gerenciar seu próprio tempo, planejar, projetar melhor sua vida e o tempo dedicado à sua família.
- Satisfação pessoal: aproveite suas realizações, ganhando sua própria renda.
- Maior renda: a renda, embora variável, é melhor do que um emprego em período integral.
Confira também: Como usar o twitter para empresas? Confira o que você pode fazer!
O ruim, isso depende do ponto de vista, porque para alguns é uma ameaça, para outros é uma oportunidade de melhoria, esses aspectos são:
- Esforço e dedicação. A constância, juntamente com muito trabalho, é substancial.
- Risco econômico. Perder dinheiro é um grande medo que a maioria das pessoas tem, mas não há empresário de sucesso que não tenha perdido dinheiro em um negócio.
- Incerteza. Existe insegurança quanto à incapacidade de prever e entender as mudanças no ambiente. Isso arrisca a mesma natureza da atividade comercial, mas quem não corre o risco não ganha, mesmo um emprego é totalmente seguro. Você pode ser um ótimo gerente hoje e amanhã estará dentro da porcentagem da taxa de desemprego; Porém, quanto mais preparado você estiver, tanto profissionalmente quanto com a experiência que adquiriu em seus negócios, maior será a probabilidade de risco na tomada de decisões.
Marcas no Instagram: estudo de como as empresas usam as redes sociais
Aspectos estranhos ao emprender
Primeiro, desaprenda e reaprenda o que há de novo no mundo em que você se move. Os métodos tradicionais não são mais suficientes para projetar uma empresa e inovar com sucesso “, os novos analfabetos não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que não conseguem assimilar as vertiginosas condições sociais, tecnológicas e de viver e viver” (Klaric, 2012, p. 76). Os consumidores de hoje são muito inteligentes e complexos de entender, dizem uma coisa e fazem outra. O consumidor de ontem “tomou suas decisões de maneira mais simples, baseada em um único canal, o mais comum. No passado, nas lojas de departamentos, felizmente havia duas ou três marcas. Hoje, o consumidor está exposto a muitos estímulos e possui várias canais para escolher, debater se compra um produto on-line, em uma loja comum ou em uma loja ”(Klaric, 2012, p. 82).
Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características
Outro aspecto estranho, mas muito comum, é que as pessoas não sabem vender, têm ótimas idéias e modelos de negócios, mas não sabem como comunicá-las e muito menos as levam ao mercado. Você tem que aprender a empreender! Se você não sabe vender, não deve se comprometer, pois essa é uma das grandes causas de falha nos negócios. Costuma-se dizer “não importa aprender a vender porque tenho vendedores para isso” ou “meu parceiro é quem vende, sou eu que tem as ideias”, a verdade é que é necessário ser um bom vendedor para dar o exemplo aos funcionários Para poder demandá-los, mesmo um médico ou advogado precisa saber como vender o serviço que oferece.
Leia também: Guia para atendimento ao cliente em pequenas empresas
Para concluir, é importante aprender a empreender e prestar atenção a esses três pontos: medo, motivação e autodisciplina. A autodisciplina está sempre sendo: pontual e respeitando as regras, isso ajuda a superar o medo e leva a parar de reclamar e aprender a ouvir. Motivação é o que leva você a fazer as coisas. Pare de falar e comece a fazer vencedores.
Seja você um funcionário de uma empresa, forme um negócio ou faça alguma atividade profissional ou técnica, você é um empreendedor! Se você não ousou, pode aprender a empreender. Você só precisa ser você mesmo, ser autêntico e muito congruente com o que diz e faz, porque é isso que dá credibilidade a uma pessoa e é o que determina a confiança dos outros, que você se chama: clientes, amigos ou família.
Cultura organizacional e segurança cibernética nas empresas
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.
Referências:
Alcaraz, R. (2011). El emprendedor de éxito (4a. ed.). México: Mc Graw Hill.
El Financiero (2016). Fracasan en México el 75% de los emprendimientos. Recuperado el 18 de septiembre de 2016,
Klaric, J. (2012). Estamos ciegos. Perú: Planeta.
Mamiverse. (2014). 15 cosas a considerar antes de emprender un negocio. Recuperado el 18
de septiembre de 2016, de http://mamiverse.com/es/como-iniciar-negocio-46381/