Avaliação de fornecedor é um termo usado por muitas empresas e organizações para avaliar e aprovar seus fornecedores atuais e potenciais por meio de uma série de avaliações. Uma das melhores maneiras de fazer essa avaliação é criar um formulário ou formato de avaliação de fornecedor.
Essa avaliação consiste em uma série de perguntas com base em parâmetros como competência, capacidade, consistência, qualidade, etc; a fim de avaliar os fornecedores para garantir que eles tenham os melhores fornecedores de sua classe (ou setor).
Esse formulário de avaliação é essencial para monitorar e medir o desempenho do fornecedor e para as empresas reduzirem custos, analisarem riscos e manterem uma margem para melhoria constante na seleção de fornecedores.
Ferramentas para avaliação de fornecedores
A avaliação de fornecedores pode ser um desafio, portanto, a melhor prática é criar um formulário de avaliação que ajude qualquer empresa a organizar e avaliar os fornecedores com mais eficiência. Existe um sistema básico conhecido como RFP (solicitação de proposta), mas também existe um método mais avançado, conhecido como o modelo de Carter 10C. Este modelo analisa os aspectos da avaliação do fornecedor antes de ser nomeado.
Estes são os 10 C do modelo Carter
1. Capacidade: O fornecedor tem capacidade para entregar o que oferece?
2. Competência: O provedor pode concluir a tarefa em um determinado período de tempo?
3. Consistência: O provedor oferece resultados consistentes?
4. Controle de processo: O fornecedor oferece flexibilidade e controle sistemático sobre seu processo?
5. Compromisso com a qualidade: Existe um sistema estabelecido pelo fornecedor que verifica o gerenciamento da qualidade?
6. Cash (dinheiro): O fornecedor é financeiramente independente ou trabalha com a participação de terceiros?
7. Custo: Os produtos e serviços que oferece são lucrativos?
8. Cultura: O fornecedor possui uma boa cultura de trabalho e uma boa reputação no mercado?
9. Clean (limpo): O provedor possui uma licença legal para executar o trabalho que oferece a você?
10. Communication efficiency (eficiência de comunicação): O provedor possui os meios de comunicação necessários para responder às consultas feitas?
Com base nesses parâmetros importantes, você pode criar o formulário de avaliação de fornecedores e solicitar à organização prestadora que forneça todos os detalhes incluídos no formulário.
Benefícios de fazer uma avaliação de fornecedores
Coletar informações do provedor antes de trabalhar com eles é uma boa prática. É por isso que o formulário de avaliação de fornecedores desempenha um papel importante. As perguntas feitas no formato de avaliação ajudam as organizações a dizer com qual provedor trabalhar. Além disso, existem outros benefícios na realização de uma avaliação de fornecedores:
Ajuda a avaliar qualquer risco envolvido
Se uma organização não conhece o fornecedor, fazer uma avaliação ajudará a conhecê-lo e, com isso, avaliar qualquer risco associado à sua contratação. Como o modelo de 10 Cs de Carter sugere, o gerenciamento de riscos pode estar associado à capacidade, competência e comprometimento com a qualidade.
Proteção da marca
Por meio desses formulários de avaliação de fornecedores, as organizações podem contratar pessoas com boa reputação no mercado. O modelo de 10 Cs de Carter sugere que a reputação da marca pode estar associada ao controle de processos, limpeza (se ela tiver uma licença legal e autorizações em ordem) e cultura.
Ajuda a estimular o fator de custo
Existem vários fatores de custo associados à contratação de fornecedores. As organizações costumam investir muito dinheiro nisso. Por ter um formulário de avaliação sistemática, as organizações podem conhecer a capacidade de seus fornecedores em atender às expectativas e requisitos da organização. Associado ao modelo de 10 Cs de Carter, o fator de custo está relacionado à concorrência.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram