Você conhece alguma comunidade virtual para amantes de futebol?
Esse tipo de comunidade pode ser definido como um ambiente virtual onde os fãs desse esporte podem se reunir e interagir sobre assuntos gerais ou específicos do mundo futebolístico.
Só é necessário definir uma plataforma online para discussões e interações e também da moderação de um bom administrador de comunidade online. Dessa forma, você pode criar sua própria comunidade virtual! Quer saber como? Confira os próximos tópicos!
Por que investir em comunidades online de fãs de esporte?
Além de ser uma paixão nacional, o futebol também ajuda a movimentar a economia do país. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa encomendada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Segundo o estudo realizado pela consultoria “EF”, o futebol movimenta cerca de R$ 52,9 bilhões por ano. Isso equivale a quase 0,72% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Com esse número, fica fácil perceber que o futebol não só influencia o comportamento dos fãs, mas também os torna mais dispostos a gastar. Por isso, as comunidades online fazem tanto sucesso.
Você até já deve ter encontrado alguma dessas comunidades por aí, como grupos de Facebook, melhores amigos do Instagram e fóruns online. Esse tipo de comunidade é mais popular, já que são gratuitas e contam com espaços reservados para troca de mensagens entre os membros. É o caso do Grupo Flamenguistas, comunidade do Facebook que já conta com mais de 930 mil torcedores do Flamengo.
De olho no sucesso econômico do setor, hoje em dia até as marcas já começaram a investir nas suas próprias comunidades virtuais. A Nike, por exemplo, decidiu ir além de uma comunidade e criou seu próprio aplicativo. O Nike Run Club não só permite a conexão e interação entre seus membros, mas também oferece ferramentas de monitoramento e planos de treino completos para os amantes da corrida.
Enquanto isso, ela coleta dados para melhorar a experiência dos clientes que são fãs desse esporte. Dessa forma, elas conseguem atrair público, fidelizar consumidores e fazer pesquisas de mercado. Em troca, seus membros podem ter acesso a benefícios exclusivos, sorteios e brindes. Ou seja, todo mundo sai ganhando!
6 passos para criar sua própria comunidade virtual para amantes de futebol
Confira abaixo o passo a passo para criar sua própria comunidade virtual, seja por hobby ou para aumentar o engajamento da sua marca.
1- Defina os objetivos da comunidade
O primeiro passo para construir sua própria comunidade virtual é definir seu objetivo. Você pode definir objetivos diferentes de acordo com a forma como pretende usar essa comunidade.
Seu objetivo pode ser, por exemplo, apenas criar uma ferramenta para socializar com outros torcedores.
Por outro lado, você também pode criar um espaço interativo que permita a coleta de dados qualitativos e quantitativos para a sua empresa.
2- Escolha um público-alvo
Junto com o objetivo da comunidade, você também precisa delimitar para quem esse grupo é destinado, ou seja, quem é seu público-alvo.
Afinal, isso faz toda a diferença quando você começa a traçar estratégias para atrair membros para a comunidade.
Aqui estão alguns exemplos de públicos que você pode atingir com sua comunidade:
- Torcedores que acompanham o Campeonato Brasileiro;
- Fãs que acompanham a UEFA Champions League;
- Apenas torcedores de um time específico, como Flamengo, São Paulo, Atlético Mineiro, entre outros;
- Pessoas que gostam de jogar futebol para se exercitar;
- Jogadores amadores.
3- Escolha a plataforma virtual da sua comunidade
O próximo passo é escolher em qual ambiente virtual sua plataforma ficará hospedada. Será num fórum esportivo, numa rede social ou numa comunidade online totalmente personalizada?