Uma coisa é coletar dados e feedback e outra é analisar e apresentar os dados da pesquisa de forma clara e inspirar a ação.
O esboço para apresentar os dados de pesquisa
Este é um esboço de uma apresentação que você pode usar na próxima vez em que tiver que preparar uma apresentação usando os dados de sua pesquisa.
Um tema importante para os dados de pesquisa
Isso significa ter uma única declaração que leva 10 segundos para dizer e que o público preste atenção. Um bom exemplo seria algo como: “A cada minuto que passamos em uma reunião, um de nossos clientes escolhe outra empresa para fazer negócios.” Você já pode sentir o poder dessa afirmação e, mais importante ainda, não pode fazer esse tipo de afirmação sem ter dados. Se você estiver preparando uma apresentação como essa, perceberá que, embora sua apresentação comece com uma declaração importante, ela geralmente é a última coisa que você determinará.
Como surgiu o tema importante, o que aconteceu?
Na seção anterior, seu público provavelmente reagiu com um “o quê? Como você pode dizer algo assim? E nesta seção, é a sua vez de explicar os fatos que o levaram a fazer uma declaração tão ousada. Esta é a seção em que todas as suas incríveis descobertas são apresentadas. Vou te dar uma dica útil, se você for fazer gráficos lembre que o cabeçalho deve ser um texto de conclusão que respalde o seu tema. Por exemplo, “200 chamadas atendidas por 1 pessoa” e logo mostre um gráfico das chamadas recebidas, comparando-as com o número de representantes de atendimento ao cliente.
Ideia brilhante
Quando tiver terminado a apresentação dos dados acima, seu público deve estar implorando para saber o que fazer. E esta é a seção onde você transforma sua análise em algumas recomendações brilhantes e interessantes. Lembre-se de usar muitas imagens e mostrar como cada recomendação melhorará a situação.
Por que isso é bom para você? A recompensa
Por fim, não se esqueça de informar ao público-alvo por que suas recomendações trarão melhores resultados. Explique a recompensa em termos de como eles vão experimentar os benefícios da sua brilhante ideia. Faça-os pensar em quão maravilhosas e fáceis serão suas vidas se implementarem suas soluções e recomendações.
Diga-lhes o que fazer
Ao apresentar os dados de uma investigação, não esqueça a chamada à ação. O que você quer que seu público faça? Não comece sem saber o que você quer fazer se preparando para fazê-lo. Por exemplo, se você deseja agendar outra reunião, verifique se todos têm agendas à disposição para programar. Você quer que eles assinem algo? Tenha cópias prontas e disponíveis. O maior erro que as pessoas cometem ao comunicar resultados é não ter uma chamada à ação e não estar preparado para fazer com que as pessoas ajam.
Dicas para apresentar dados de pesquisa
- Gerencie sua apresentação de dados como uma história. Aponte os personagens, o problema, a solução, etc. Isso faz com que as pessoas se envolvam com os resultados que você apresenta.
- Use mais imagens do que palavras ao apresentar dados de pesquisa. Apoie-se nas imagens ou vídeos para comunicar emoções e a essência do que está sendo transmitido. Recursos gráficos são fáceis de entender e nos ajudam a mostrar comparações, demonstrações ou fornecer evidências de suas observações.
Não se esqueça que o importante é que esses dados obtidos na sua pesquisa on-line sejam significativos para seu público. Portanto, comunique-os com eficiência para que você possa tomar decisões acertadas que ajudem a melhorar seu negócio.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram
Também recomendamos:
Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos
Banco de dados para uma pesquisa: identifique seus clientes fiéis
Vantagens da pesquisa de dados móveis
Tipos de dados que podem ser obtidos a partir de sua pesquisa de mercado
A análise de tendências: saiba a importância de utilizá-la
Vantagens de usar dados do cliente para criar conteúdo personalizado