Entender a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa é fundamental na condução de um projeto de qualquer modelo de pesquisa e também para a coleta de dados, já que ambos se baseiam nas duas principais abordagens de pesquisa. Ambos têm um valor significativo que contribui para a investigação de disciplinas. Sociais, psicológicas, naturais e de negócios, apenas suas aplicações são diferentes. Então, qual é a diferença exatamente?
Característica da diferença da pesquisa qualitativa e quantitativa
A pesquisa qualitativa é um método exploratório de investigação, serve para investigar causas, emoções e valores subjacentes antes que uma hipótese seja desenvolvida. O objetivo do estudo qualitativo é descobrir e explicar porque um fenômeno ou comportamento ocorre.
Além disso, os métodos deste dois tipos de pesquisa concentram-se em realizar uma pesquisa e melhorar o conhecimento sobre um tópico usando perguntas semi-estruturadas e não estruturadas; que permitem que o respondente seja livre ao responder. Pesquisas desse tipo são geralmente curtas, já que o volume de dados obtidos de cada resposta dos participantes é amplo.
Aprenda 4 maneiras de usar pesquisa qualitativa
Por sua vez, a pesquisa quantitativa é um método de pesquisa sistemática. São dados orientados na abordagem, projetados para responder a uma questão de pesquisa específica. Estudos quantitativos coletam dados numéricos e estatísticos para apoiar ou refutar hipóteses anteriormente mantidas. Ambos os métodos de pesquisa são estruturados para tirar conclusões descritivas que são capazes de recomendar ações apropriadas.
Leia também: Como fazer pesquisa quantitativa?
Métodos de pesquisa qualitativa
A diferença pesquisa qualitativa e quantitativa está nos métodos diferentes. Em termos de pesquisa qualitativa, o objetivo é projetado para obter diferentes tipos de insights.
Veja os métodos de pesquisa qualitativa mais populares:
A etnografia é o estudo sistemático e deliberado da cultura e do contexto. Estudos etnográficos envolvem o monitoramento de um tópico de pesquisa. Esse tipo de pesquisa é de natureza observacional e seu objetivo é obter detalhes do objeto investigado em seu ambiente natural.
O entendimento é desenvolvido através da comparação de observações com o quadro cultural e contando com as análise dos dados e do contexto. Os insights podem ser extraídos da experiência do etnógrafo responsável e do assunto da investigação.
Eu recomendo a leitura: Dicas para escolher ferramenta de pesquisa qualitativa ou quantitativa certa para sua pesquisa de mercado
Entrevistas em profundidade são uma forma de entrevista intensiva baseada em perguntas não estruturadas e / ou técnicas para explorar um tópico em particular. Entrevistas bem sucedidas tomam a forma de conversas guiadas e dependem da capacidade do entrevistador de descobrir novas ideias.
Grupos focais
Os grupos focais foram a primeira ideia que existiu na pesquisa social. Estes são grupos de pessoas entrevistadas simultaneamente, como uma entrevista coletiva. Os participantes, geralmente, perguntam sua opinião, percepção, crença em um tópico específico, e são guiados por um moderador responsável por estimular um discussão e regular a participação de cada membro. O grupo geralmente consiste de 6-10 participantes. Convido-vos a ler também: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas
Os estudos diários são um método de pesquisa longitudinal cujo objetivo é capturar informações em tempo real das experiências dos consumidores. Participantes são convidados a manter um registro de suas atividades, juntamente com informações sobre seus pensamentos, sentimentos e processos de tomada de decisão. Resultados de periódicos individuais são comparados para identificar temas comuns, estimular discussões ou extrair comentários no momento.
As comunidades de pesquisa
O que é uma comunidade de pesquisa online? São compostas de indivíduos que compartilham um interesse comum. O principal objetivo de uma comunidade de pesquisa é reunir informações detalhadas e qualitativas que fornecem a base para novas ideias, inovações e formas de abordar um problema. As melhores comunidades de pesquisa desenvolvem discussões de maneira natural e exigem apenas a opinião dos moderadores quando um novo tópico é introduzido.
veja também: Painel online ou comunidade – 10 vantagens em ter uma
Métodos e diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa
Os métodos de pesquisa quantitativa concentram-se na produção de resultados estatisticamente significativos que podem ser usados para orientar o processo de tomada de decisão. Por isso, a gama de métodos que podem ser usados para coletar dados quantitativos é mais limitada. No entanto, cada um continua sendo um recurso valioso.
Também recomendamos:
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram