Conheça as diferenças entre o Gabor-Granger e Van Westendorp com exemplos neste artigo. Compreenda esses dois métodos de otimização e avaliação de preço ideal para produtos e serviços em pesquisa de mercado.
Principais diferenças entre o Gabor-Granger e Van Westendorp
A técnica de preços Gabor-Granger é mais frequentemente utilizado com produtos já existentes e esse modelo funciona com valores de preço pré-definidos limitados pelo criador da pesquisa, onde o respondente necessita selecionar as opções dadas.
Por outro lado, o Van Westendorp é mais frequentemente utilizado para a fixação de preços de novos produtos e os respondentes fornecem o preço para cada uma das opções de acordo com sua vontade, sem a presença de valores pré-estabelecidos.
Gabor-Granger – flexibilidade do preço
É um método prático e conveniente de pesquisa de preços para encontrar um valor que os entrevistados possam e queiram pagar por um determinado produto ou serviço.
Essa técnica fornece o ponto médio de preço, a curva de demanda e a flexibilidade do preço, o que ajuda os pesquisadores a determinar o valor correto de um produto. Este método é útil apenas quando você quer olhar para sua marca sem considerar a concorrência.
Nesta abordagem, os respondentes são expostos a um preço escolhido aleatoriamente da lista de preços pré-determinada e decidem se comprariam por esse valor ou não. Então o produto é mostrado novamente, mas desta vez com um preço mais alto da lista de preços pré-determinada. Se o respondente não estiver disposto a obter a mercadoria pelo preço primário mostrado, a mercadoria é mostrada novamente com um custo mais baixo da lista pré-determinada. Este padrão é repetido várias vezes até que o preço mais alto que o entrevistado está disposto a pagar seja determinado.
Quando usar o modelo de preços Gabor Granger?
Desenvolvido por dois economistas, André Gabor e Clive Granger, o Gabor-Granger está em uso desde os anos 60. Este método é particularmente útil quando:
- Você deseja obter uma estimativa de preço que estão dispostos a pagar por seu produto ou serviço.
- Você tem uma faixa de preços estabelecida que precisa de uma otimização.
- Você quer encontrar pontos de preços que otimizem a renda. Observe que um ponto de preço ideal de renda pode diferir de um ponto de preço ideal de lucro.
- Quando todos os outros componentes do produto ou serviço são fixos e não podem ser alterados.
- Você quer determinar como a mudança no preço pode afetar a flexibilidade da demanda.
- Você só quer olhar para sua marca sem considerar a concorrência.
Van Westendorp – sensibilidade do preço
Use a Van Westendorp quando você não tiver certeza de quais pontos de preço o mercado pode potencialmente aceitar. Este modelo funciona em todo um espectro de custos e fornecerá aos usuários uma faixa de preço aceitável, entendendo a atitude dos respondentes em relação a um produto ou serviço.
O método Van Westendorp é baseado em 4 perguntas abertas:
- A que preço este produto começaria a ser mais barato?
- A que preço este produto começaria a ser caro?
- A que preço este produto começaria a ser tão caro que você nunca consideraria comprá-lo?
- A que preço este produto começaria a ser tão barato a ponto de você duvidar da qualidade e não comprá-lo?
As respostas são exibidas em um gráfico onde as interseções das quatro linhas (uma para cada pergunta) fornecem uma faixa de preço aceitável:
Agora que você conhece as diferenças entre o Gabor-Granger e Van Westendorp, é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças.