O estudo conjoint, ou estudo conjunto, é uma técnica estatística quantitativa que avalia como os clientes valorizam cada uma das características que compõem um produto ou serviço. Esse tipo de pesquisa indica qual fator motiva o cliente a tomar a decisão de compra.
Através da análise do conjunto de fatores que compõem esse produto ou serviço, é feita uma comparação que permitirá decifrar o que o consumidor realmente prefere. Por esse motivo, um estudo conjoint é também chamado de análise conjunta.
Descubra o que os seus clientes preferem com um estudo conjoint
Raramente nos preocupamos em saber o valor que nossos clientes dão a cada detalhe de um produto ou serviço. Geralmente as perguntas que são feitas em uma pesquisa são muito gerais, mas a verdade é que cada detalhe conta.
Em um restaurante, por exemplo, você pode ter uma experiência incrível em relação à comida, mas um péssimo atendimento ou valor muito elevado. Um cliente pode preferir pagar o preço que for contanto que coma bem e seja bem atendido, enquanto outro pode preferir pagar menos e esperar mais para ser atendido.
É por meio de uma pesquisa conjoint que você pode identificar os fatores que os consumidores mais consideram, de maneira natural e sutil, ainda que nem mesmo eles saibam quais são suas variáveis de preferência.
O estudo conjoint deve conter uma pergunta do tipo conjoint que lista os atributos mais relevantes dos diferentes produtos de forma sortida, uma vez que o respondente selecionou o fator de preferência, a lista é mostrada repetidamente até que seja calculado o fator de maior importância ao respondente.
3 vantagens do estudo conjoint
1. Ele reúne informações valiosas, detalhes que fazem parte das decisões de compra dos consumidores. Preço, tamanho, modo de entrega, sabor, material, etc.
2. É muito útil para posicionar uma marca, devido aos dados que se obtém da escolha dos atributos que os clientes consideram mais relevantes.
3. Ajuda a segmentar o mercado dependendo do valor que eles dão aos atributos da marca.
>>> Conheça o simulador de conjoint analysis e simule cenários do mercado para compreender as preferências do consumidor.
Passo a passo de como fazer um estudo conjoint
Passo 1. Escolha o melhor meio
Um software especializado como o da QuestionPro, fornece uma plataforma para pesquisa de mercado online completa e profissional. Crie uma pesquisa online e acrescente a pergunta conjoint.
Passo 2: Selecione os atributos mais relevantes para o seu estudo conjoint
Você precisa estar ciente de cada um dos atributos que distinguem seu produto ou serviço. Em seguida, selecione os atributos que você deseja avaliar: preço, cor, sabor, tamanho, material, etc.
Distribua as opções nas categorias correspondentes: tamanho pequeno, médio ou grande, cor azul, verde ou amarelo, etc. Deste modo, terá todas as combinações que você precisa, de acordo com o que você quer saber.
Quanto mais atributos, mais combinações e opções de escolha para os respondentes. O lado bom de apresentar vários atributos é que isso facilita a escolha para o respondente e as informações geradas são mais pontuais e detalhadas. O lado ruim é que isso pode tornar a pesquisa muito longa e a taxa de abandono aumenta.
Passo 3. Descubra o que os seus clientes preferem
Ao projetar este modelo de multiatributos que a análise conjunta tem como característica principal, é possível fazer uma análise estatística para calcular o valor que cada variante do produto ou serviço tem para o cliente, e compreender como cada um deles contribuem para a decisão deles.
>>> Análise conjunta: descubra a preferência dos seus clientes
E não esqueça…
Se você misturar bem atributos positivos e negativos ao criar a pesquisa de análise conjunta, os entrevistados serão levados a tomar a decisão que considerarem mais importante com facilidade. Assim, será possível descobrir quais características eles dão mais valor e, deste modo, as informações serão mais verdadeiras e confiáveis.
Mas não se preocupe, um estudo conjunto não é nada difícil se você usar um software especializado que te fornecerá uma análise de dados completa de maneira automática, indicando quais fatores são mais relevantes para cada respondente e uma média calculada para você obter suas respostas. Conheça a QuestionPro e descubra como o estudo conjoint deve ser feito com os seus clientes!