Você conhece o impacto da análise descritiva? No setor de pesquisa de mercado, existem muitas maneiras de abordar para encontrar insights em nossos produtos e serviços que nos ajudam a tomar melhores decisões.
Um dos erros que a maioria das empresas que contratam pesquisa de mercado é pensar que a seleção do tipo de estudo resolve a necessidade de pesquisa. Sem diminuir a importância desse denominador comum, há outra dimensão que não é muito frequente, principalmente quando a empresa estréia em pesquisas e pretende adaptá-las ao seu plano de marketing.
Esse fato tem a ver com a adequação do estudo ao objeto a ser analisado, mas também ao tipo de análise que pretendemos. É nisso que vamos nos concentrar neste artigo.
Qual o impacto da análise descritiva em projetos de pesquisa?
Aqui estão algumas dicas que você deve levar em consideração para o sucesso do seu projeto de pesquisa e uma análise correta dos dados coletados:
1.- Projeto do instrumento de coleta de dados
O sucesso dos resultados de uma pesquisa de mercado está no desenho de um bom instrumento de coleta de dados
Não é possível obter resultados de qualidade se o questionário ou pesquisa for mal projetado e, especialmente, se as unidades de medida de cada reagente (pergunta) não estiverem adequadamente rotuladas com os valores numéricos pretendidos.
Outro detalhe que agrega valor à pesquisa é uma seleção apropriada de perguntas. Para fazer isso, inclua tipos de perguntas como:
- Perguntas de controle e perguntas de filtro
- Escalas Likert
- Perguntas abertas
- Perguntas de classificação
Isso nos permitirá, como já mencionamos, uma codificação adequada das perguntas e respostas e, acima de tudo, economizará tempo ao entrar na fase de mineração de dados.
Nunca se esqueça de testar o instrumento de coleta de dados, pois sempre há pequenos detalhes que não vemos enquanto projetamos. Então sempre tente.
2.- As variáveis e seus tipos
Pode parecer bobagem e especialmente para os profissionais que nunca valorizaram a metodologia de pesquisa no momento em que cruzaram suas vidas, mas é necessário que todo o quadro de perguntas de qualquer pesquisa de mercado seja proveniente de um desenho metodológico pensado. e evidencie o impacto da análise descritiva.
Cada pergunta não é aleatória, mas deve-se a um design preciso de variáveis.
Para fazer isso, lembre-se de que as variáveis constituem a expressão do que queremos medir. Se eles não cumprem essa função, não são perguntas de pesquisa e muito menos variáveis.
Lembrando a importância da classificação de variáveis é necessário quando você enfrenta um tipo de pesquisa ou questionário, pois com isso você terá os critérios para decidir a rede de perguntas:
Variáveis nominais
São aqueles que classificam os indivíduos em grupos diferenciados de acordo com as opções de resposta. Um exemplo disso é sexo, estado civil, o nome de uma determinada marca, etc.
Leia também: Quais são os dados nominais?
Variáveis ordinais
São aqueles que, além de serem capazes de diferenciar indivíduos, podem estabelecer uma ordem hierárquica entre as respostas. Tudo a critério do pesquisador. Um exemplo é o nível educacional de indivíduos, empregos ou profissão, classes sociais ou se decidimos categorizar por faixas um determinado nível de renda.
Dados ordinais: saiba como usá-los de forma eficaz
Variáveis de intervalo ou razão
São as variáveis que, por si só, são expressas em forma numérica. É o número que faz a diferença e a propriedade das respostas. Os exemplos mais frequentes são idade, peso, temperatura, número de unidades consumidas de um determinado produto, vendas, etc.
Escala proporcional e escala de intervalo – conheça as diferenças
Abordagem |
Tipo | ||
Nominal | Ordinal | Intervalo | |
Existem diferenças entre as categorias da variável? | Sim | Sim | Sim |
Podemos pedir as categorias? Podemos estabelecer uma classificação, uma ordem? | Não | Sim | Sim |
Podemos estabelecer as diferenças entre as categorias numericamente? | Não | Não | Sim |
3.- Análise descritiva
A prática em pesquisa de mercado me fez me estabelecer como um pseudoprotocolo para fazer a análise descritiva, embora eu pense que, no meu caminho, é uma mistura de experiência e academia. É por isso que ouso sugerir o seguinte para fortalecer o impacto da análise descritiva: O que é pesquisa descritiva?
-
Veja como as perguntas foram respondidas e o impacto da análise descritiva:
O primeiro é a limpeza e higiene dos dados coletados no questionário ou pesquisa. Limpe todos aqueles que são duvidosos. Normalmente, se você sabe o que deseja do seu questionário ou é a aplicação de um estudo específico, como teste de preço, não deve haver perguntas fora do lugar, ou seja, todas elas devem ser analisadas.
Mas se você usou perguntas para descobrir algo que deseja explorar, pode ser necessário verificar a consistência das respostas e até mesmo recodificar a variável.
Isso acontece em algumas empresas que desejam usar o questionário para explorar o máximo possível. Ou porque forçam você a fazer perguntas abertas ou escondem uma variável que você não considerou.
-
Determine quantas variáveis você possui no instrumento de coleta de dados e no impacto da análise descritiva
É sempre aconselhável decidir o que avaliar para obter um impacto subsequente da análise descritiva. Portanto, a primeira coisa é analisar as variáveis uma por uma e observar o comportamento delas. Isso é conhecido como análise univariada.
Até agora, teríamos uma visão na forma de proporções (porcentagens) de cada uma delas. Um segundo nível é relacionar algumas variáveis com outras. Esse tipo de técnica é conhecida como análise bivariada aqui. As técnicas mais utilizadas são o qui quadrado e a variável de Cramer.
Além disso, existe outro nível de análise, mas este não será o assunto deste artigo, pois ele requer um espaço mais amplo, portanto, veremos em outra parte. Nos referimos à análise multivariável e em que, seu último objetivo é descobrir quais são as variáveis que melhor explicam um determinado fenômeno (variável alvo), ou seja, existem outras variáveis que, quando estudadas, refletem melhor o comportamento de outra? Um exemplo disso é o local de residência e renda que determina a posição nas classes sociais?
Finalmente, a análise descritiva se torna realidade quando podemos determinar quais são as respostas mais comuns em nosso estudo e quando podemos determinar quão homogêneas e / ou dispersas elas são. Teremos a resposta para tudo isso nas medidas utilizadas pela estatística descritiva. Como você pode ver, o impacto da análise descritiva em projetos de pesquisa é enorme.
4.- Medidas estatísticas utilizadas na análise descritiva
São aqueles que visam resumir as informações de um determinado estudo, além de descrever o comportamento de cada uma das variáveis. Ele também se preocupa em saber como os dados são distribuídos e onde estão concentrados.
Para responder a tudo isso, a estatística descritiva fornece quatro maneiras de abordá-la:
- As medidas de tendência central: a média ou média aritmética, a mediana e a moda. Eles nos dizem quais são as respostas mais comuns.
- Medidas de dispersão: razão de variação, intervalo interquartil, decis, quartis, percentis, variância e desvio padrão. Eles refletem como os dados são homogêneos ou dispersos.
- As tabelas de frequência: relatam o tamanho de N ou o número de indivíduos que responderam ao instrumento de coleta de dados e sua frequência relativa.
- Medidas da forma de distribuição: simetria e curtose. Nelas, observamos qual a forma da distribuição dos dados e onde eles estão mais concentrados.
Pesquisa avaliativa, encontre os benefícios de utilizá-la
Pelo exposto, poderemos afirmar que, para obter o impacto da análise descritiva em uma investigação de mercado, esses preceitos devem ser cumpridos.
Resenha:
Dagoberto Itriago é Market & Customer Intelligence em ERA Group – uma empresa de pesquisa de mercado on-line com sede em Barcelona, Espanha e Monterrey, México, trabalho que combina consultoria e treinamento em áreas de marketing estratégico e pesquisa de mercado.
Algumas de suas publicações são: Pesquisa de mercado; Perspectiva analítica, planos de negócios na PME venezuelana, primeiro e segundo estudos do setor de livros na Venezuela, Observatório para Pequenas e Médias Empresas na Venezuela 2004. Além disso, foi Coordenador Geral da União de Associações de Trabalhadores Autônomos e Empresários da Catalunha. UATAE-Cat
Twitter: @IDagoberto
Também recomendamos: O que é a escala Thurstone? Saiba e aplique na sua investigação
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.