Você sabe qual é o melhor momento para lançar pesquisas e perguntar a seus clientes sobre uma experiência ou um produto? É melhor enviar uma pesquisa de satisfação imediatamente após uma experiência ou quando o cliente tiver tempo para refletir sobre o que ele gosta e o que não gosta?
Uma decisão ruim pode resultar em uma baixa taxa de resposta ou fazer com que os consumidores nos forneçam respostas irrelevantes que não ajudam.
Dicas para lançar pesquisas no momento certo
Aqui estão algumas recomendações para lançar uma pesquisa e obter melhores resultados:
1. Envie a pesquisa após uma interação
A coleta de dados do cliente no local é uma maneira de ouvi-los. Uma visita a um ponto de venda, após uma refeição em um restaurante ou serviço, permite rastrear em tempo real as necessidades e expectativas de clientes e possíveis clientes; além de detectar rapidamente qualquer problema que possa exigir atenção imediata, e resolver rapidamente a insatisfação do cliente.
As respostas obtidas são geralmente mais objetivas do que as dos questionários de satisfação enviados posteriormente; uma vez que o cliente ainda tem boa memória da experiência.
É melhor enviar uma pesquisa de satisfação dentro de 24 horas após a avaliação da experiência.
2. Poucos dias depois de viver a experiência de compra
Embora as pesquisas de satisfação sejam as mais eficazes em muitos casos, nem todos os questionários podem ser enviados com a mesma rapidez. Para algumas pesquisas, seria prejudicial aplicá-las imediatamente, uma vez que o cliente ainda não experimentou completamente a experiência de avaliação ou não foi capaz de ver todos os seus benefícios ou resultados.
Dependendo do produto adquirido, o prazo de entrega do questionário deve ser mais ou menos longo. Por exemplo, uma semana após a compra de roupas ou produtos alimentícios, e uma ou duas semanas para os produtos de tecnologia. No caso de um pedido em uma loja on-line, também é necessário, levar em conta os prazos de entrega para realizar a pesquisa pela Internet.
Veja também: Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meio
3. Depois de detectar a inatividade do cliente
Outro melhor momento para iniciar pesquisas é detectar que um cliente está inativo quando não compra mais produtos ou usa um serviço.
Se você nunca pesquisou seus clientes que não compram mais, envie um primeiro questionário e automatize o processo enviando um questionário de satisfação a qualquer cliente que atenda a um determinado período de inatividade.
A maioria dos CRMs identifica e classifica automaticamente os clientes inativos. Tudo o que eles precisam fazer é calcular a frequência média de compras e saber a data do último pedido, a última visita ao site ou a última interação com o serviço de atendimento ao cliente.
4.- Testes A / B para descobrir o que funciona na sua empresa
Não esqueça de realizar testes A / B para testar diferentes prazos de entrega, e também combinações distintas de títulos de email, remetentes e conteúdo para otimizar seus resultados.
As dicas e sugestões mencionadas acima serão um excelente ponto de partida para o seu teste A / B; mas podem ser aprimoradas ao longo do tempo para que se adaptem melhor aos seus consumidores e à indústria.
Obviamente, quanto maior sua amostra de teste, mais confiáveis serão os resultados. De preferência, realize testes por pelo menos uma semana para obter dados comparáveis para cada dia.
Convites para pesquisas – novo fluxo na comunidade online
Qual é o melhor momento para enviar ou lançar uma pesquisa?
Outro fator para decidir quando é o melhor momento para iniciar as pesquisas é selecionar a hora do dia em que você enviará sua pesquisa on-line.
Considere as seguintes recomendações:
-
Adapte-se ao comportamento do seu público-alvo
Depois de criar a pesquisa correta, com as perguntas certas, é hora de distribuí-la. Tenha em mente que o momento em que você envia determina em grande parte a taxa de resposta da pesquisa.
À pergunta: qual é o dia / hora ideal para enviar um email com nossa pesquisa? A resposta é: “Depende”. Não há tempo ideal para enviar questionários, pois depende de vários fatores. O primeiro refere-se ao perfil e comportamento de seus clientes.
Seu questionário deve ser enviado quando seus clientes estiverem mais propensos a receber suas solicitações. Se você tem uma base de clientes B2B, seria um erro enviar ou lançar pesquisas nos finais de semana ou à noite.
Felizmente, poucos fornecedores cometem esse erro. Pelo contrário, em alguns objetivos do B2C, enviar pesquisas à tarde ou nos fins de semana pode ser uma boa solução.
Além do perfil de seus clientes, você também deve levar em conta o comportamento deles. Se muitos de seus clientes o seguirem nas redes sociais (por exemplo, porque sua base de clientes é jovem), analise os picos de atividade e publique suas pesquisas para redes sociais durante períodos de alto tráfego
Leia também: Como fazer um mapa da experiência do cliente?
-
Ativdidades dos clientes
Os picos de atividade de seus clientes podem ocorrer em momentos diferentes, dependendo dos canais. É possível, por exemplo, que seus clientes abram seus e-mails quase sempre de manhã e usem suas redes sociais depos das 5 horas da tarde. Portanto, o cronograma de publicação de suas pesquisas também depende dos canais de distribuição.
Em resumo: o momento certo depende de seus clientes e seu comportamento.
Porém essa resposta é em grande parte insuficiente. Por isso, se aplica principalmente questionários tradicionais, não roteirizados e não personalizados.
A programação para o envio de pesquisas deve ser ditada pelo contexto e interações com os clientes. Por exemplo, você deseja saber quando lançar uma pesquisa com uma pergunta Net Promoter Score nos finais de semana, porque seus clientes são profissionais.; e sabe que precisa esperar até que seus clientes se familiarizem com seu produto.
Mas, neste caso, essas deduções não são suficientes para determinar o tempo ideal.
Essa é a razão pela qual não há nada para substituir os testes. Recomendamos que você tente várias vezes, analise e compare o desempenho dos questionários de acordo com o tempo de ativação, para assim, encontrar o melhor momento para iniciar pesquisas.
É através de testes e ajustes que você pode encontrar o tempo de envio mais adequado e agendar pesquisas com a QuestionPro para facilitar todo esse processo.
Leia também: Como enviar uma pesquisa de experiência do cliente por SMS
Melhor horário para lançar pesquisas
Embora tenhamos recomendado que você faça testes para encontrar a melhor hora para lançar suas pesquisas; compartilhamos o que alguns especialistas pensam sobre a hora mais conveniente do dia.
Antes de tudo, lembre-se de que nos fins de semana é um dia ruim para o envio de emails B2B. Estes são os dias em que nos reunimos em família e nos afastamos do e-mail.
Terça-feira tem a maior taxa média de abertura, mas também é o dia em que recebemos mais emails. Sexta-feira tem a maior taxa média de cliques e é o dia em que recebemos menos e-mails em geral.
Quanto à programação, antes das 9 da manhã, não há necessidade de tentar, seus leitores não serão receptivos.
Como criar perguntas abertas eficazes? 4 maneiras de alcançar
Por exemplo
Depois das 9 da manhã, é hora de chegar ao escritório e tomar o primeiro café. Os usuários da Internet pesquisam suas caixas de entrada e seus interesses geralmente se concentram em ofertas de eventos, roupas e outros produtos.
Às 10:00 da manhã, não há muito tempo para verificar e-mails. Entre as 12 horas do dia e as 3h da tarde, é hora do almoço regularmente.
Dizem que entre 3:00pm e 4:0pm é um bom momento para enviar um email. Por volta das 17h, sentimos a necessidade de nos distrair e ver nosso celular para encontrar ofertas ou promoções.
Até as 7 da tarde, geralmente é hora de ir para casa após um dia de trabalho, então não é a hora certa. Finalmente, das 19h às 22h, é hora de se distrair e descansar. Os internautas recorrem principalmente a hobbies, lazer ou redes sociais.
Qual é a sua experiência com o envio de pesquisas? Para você, qual foi o melhor momento para lançar pesquisas?
Também recomendamos: Amostra de Insight Community – qual deve ser o tamanho?
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram