Uma pesquisa bem formatada é uma das melhores ferramentas para melhorar a satisfação do cliente. Para tirar o máximo proveito de qualquer plataforma de pesquisa, você precisa saber como escrever perguntas de pesquisas para coletar os melhores insights para seu negócio.
Escrever perguntas de pesquisa que coletam feedback acionável requer uma estratégia. Você provavelmente já recebeu algumas pesquisas de satisfação ou talvez sua organização implante pesquisas entre funcionários para verificar o pulso da cultura da empresa. Como participante de uma pesquisa, você pode observar algumas perguntas que não tratam das questões mais críticas, enquanto outras geram respostas ponderadas.
Quando você inclui perguntas cuidadosamente elaboradas, é fácil transformar o feedback em algo positivo. Faça com que todas as perguntas sejam eficientes usando o nosso guia para escrever perguntas de pesquisa ao criar sua próxima pesquisa.
Escrever as perguntas de pesquisas – 4 dicas
Aprender a escrever perguntas da pesquisa é melhor quando você pensa no pré e pós-pesquisa. Isso envolve selecionar o público da pesquisa e ter um plano para medir, aprender e acompanhar os resultados. Antes de começar a escrever as perguntas da pesquisa, reserve um momento para fazer algumas perguntas estratégicas para você mesmo:
-
Quem está respondendo à pesquisa?
Pode parecer uma pergunta simples, mas não é. Quando você está escrevendo perguntas da pesquisa, ajuda a saber o máximo possível sobre as pessoas que irão concluir sua pesquisa. Se a sua resposta for “clientes” ou “clientes em potencial”, reserve um momento para descobrir quem é esse grupo demográfico e o que os faz funcionar. Quanto mais você souber sobre seus interesses, necessidades e hábitos de consumo compartilhados, mais poderá ajustar suas perguntas para desbloquear os insights autênticos. O mesmo pode ser dito de clientes, funcionários, parceiros, investidores e muito mais.
Lembre-se destas variáveis:
- O relacionamento deles com a organização – são clientes, funcionários, possíveis clientes, doadores filantrópicos, voluntários existentes?
- Problemas comuns e pontos problemáticos (relacionados e não relacionados ao seu negócio).
- Níveis de renda, comportamentos de gastos e ocupações.
- Antecedentes sociais e culturais, como gênero e etnia.
- Interesses e valores compartilhados.
- Estruturas familiares (famílias com crianças, animais de estimação, sem filhos e assim por diante).
- Há quanto tempo eles se comunicam com sua organização.
- Quais tipos de tecnologia e mídia eles consomem – isso pode abrir oportunidades para o uso de pesquisas inovadoras, como uma pesquisa de código QR ou uma pesquisa com vídeo.
Se você não tiver todas as respostas para essas perguntas sobre seus principais dados demográficos, não se preocupe. Algumas pesquisas preliminares de mercado podem ajudar – é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre as pessoas para as quais você se dirigirá. Use as informações que você tem sobre o seu público-alvo para definir expectativas para o que você espera aprender com cada pesquisa. Isso nos leva à próxima pergunta.
-
O que você espera aprender?
Você quer uma explicação clara, então defina os tipos de informações e insights que espera obter dos resultados. Considere estes exemplos de aprendizados específicos como um guia para escrever perguntas de pesquisas:
- O que seus clientes acham que melhoraria sua experiência de comércio eletrônico?
- Deseja saber como os funcionários estão usando novas ferramentas para fazer seu trabalho?
- Você lançou recentemente um novo produto e deseja revisões detalhadas para desenvolver iterações futuras?
O que você espera aprender será específico da sua organização e dos objetivos específicos de cada pesquisa. Verifique se todas as pessoas designadas para este projeto estão alinhadas com o resultado pretendido antes de escrever as perguntas da pesquisa e se você está um passo mais perto do sucesso.
-
Como você medirá o feedback?
Saber o que você deseja obter da sua pesquisa faz parte de uma sólida estratégia de pesquisa. Em seguida, você precisa determinar como medirá o feedback recebido. Os tipos de perguntas que você usa – múltipla escolha: seleciona muitas ou ignora questões de pesquisa de lógica / ramificação etc. – afetarão a maneira como seus dados podem ser medidos.
Vamos considerar dois tipos de feedback que você coletará das respostas da pesquisa – dados quantitativos e qualitativos – e como você pode medir cada um.
Dados quantitativos: Algumas perguntas são formatadas para serem quantificáveis, o que significa que os dados podem ser medidos em resultados numerados. Você pode registrar esses dados como números inteiros, porcentagens e frações do total de respostas. Por exemplo, ao analisar as respostas a uma pergunta de soma constante ou de escala deslizante, você pode aprender que os participantes consideram o usuário on-line uma alta prioridade em comparação com outros fatores ao escolher onde gastar seu dinheiro. Por uma questão de clareza, muitas organizações buscam apenas dados quantitativos enquanto escrevem perguntas da pesquisa.
Dados qualitativos: Os dados qualitativos geralmente revelam informações que chegam ao cerne das experiências e valores humanos e não são diretamente mensuráveis numericamente. Por exemplo, você pode fazer aos participantes uma pergunta aberta, como “Por que você escolhe apoiar essa empresa em detrimento de seus concorrentes?” Você pode esperar uma variedade de respostas diferenciadas desse tipo de pergunta. Medir essas respostas pode incluir um sistema de classificação de sentimentos ou avaliação individualizada, e o esforço investido na mensuração de respostas qualitativas oferece feedback perspicaz e personalizado.
Embora as respostas qualitativas possam parecer mais difíceis de medir do que as respostas quantitativas, você ainda pode criar planos de ação a partir dos dois tipos de dados. O QuestionPro facilita a medição de ambos os tipos de respostas com relatórios fáceis de usar, oferecendo uma perspectiva mais equilibrada e liberdade total ao escrever perguntas de pesquisa.
-
Você tem um plano de acompanhamento?
Um acompanhamento cuidadoso faz parte de uma pesquisa bem-sucedida e afeta as perguntas que você incluirá. As palavras e o tom que você usa ao escrever as perguntas da pesquisa precisam apontar para um plano de acompanhamento – a maneira como você pretende se comunicar com consumidores, funcionários ou parceiros após a conclusão da pesquisa.
Você apresentará a eles resultados imediatos para que eles possam ver quem compartilha suas perspectivas? Você planeja oferecer um cronograma para quando eles podem esperar que um plano de ação seja lançado? O acompanhamento da sua pesquisa deve ter em mente essas práticas recomendadas:
- Agradeça aos participantes e deixe que eles saibam que você valoriza o tempo e a contribuição deles.
- Forneça incentivos prometidos, como um vale-presente ou código de desconto.
- Ofereça um cronograma de quando eles podem esperar mais comunicação ou um plano de ação.
- Peça feedback sobre a experiência da pesquisa.
Crie sua conta grátis agora mesmo
Como escrever perguntas de pesquisas?
Agora que você estabeleceu as bases para uma pesquisa perspicaz e eficaz, é hora de começar a escrever perguntas de pesquisas que levantem as opiniões honestas de seus participantes.
-
Escreva perguntas com respostas em mente
Não queremos fazer perguntas importantes; participantes de isca não receberão feedback honesto e autêntico. Mas, ao escrever perguntas da pesquisa, tente responder a cada uma delas como se você estivesse fazendo a pesquisa. Esse método fornece uma idéia melhor se sua pergunta está focada o suficiente e pode levar a alguns itens de ação reais.
Imagine que você tem um cliente que está lançando um restaurante. Eles querem conhecer as preferências mais comuns para possíveis itens de menu. Pense em como você responderia: “Qual é a sua comida favorita?” como uma pergunta aberta. Você pode estar pensando em um prato inapropriado para o tema do restaurante – assim como milhares de participantes.
Em vez disso, ofereça opções que representem o que seu cliente atenderia aos hóspedes da vida real depois que você identificar a demanda. Tente: “Classifique esses pratos na ordem de ‘Eu comeria isso várias vezes por semana’ a ‘Não tenho interesse neste prato'”, usando uma pergunta de classificação. Você descobrirá quais pratos podem ser itens básicos do menu ou promoções semanais, além de opções que não atendem ao seu público-alvo.
-
Aproveitar os recursos das perguntas de pesquisas
Mencionamos exemplos de vários tipos de respostas a perguntas de pesquisa em ação neste artigo. Existem muitas maneiras de fazer uma ótima pergunta de pesquisa, e o QuestionPro ajuda você a manter suas pesquisas atraentes para os participantes. Além de variar os tipos de perguntas e saber escrever perguntas de pesquisa, você pode aproveitar os recursos que tornam cada experiência de pesquisa única:
Pergunta Randomizer: Um tipo de pergunta aleatória pode ajudar seus participantes a evitar preconceitos de pedidos e dificultar o envio de respostas com base nas informações de outras pessoas. Isso é especialmente útil para pesquisas e avaliações de funcionários em que os participantes se conhecem e podem comparar o feedback – você deseja garantir que todos os participantes tenham a oportunidade de falar por si mesmos e compartilhar suas opiniões imparciais.
Randomizador de blocos: Um randomizador de blocos oferece os mesmos benefícios que a randomização de perguntas individuais, mas permite agrupar consultas semelhantes. Digamos que sua pesquisa procure descobrir o que os doadores da sua organização pensam sobre liderança organizacional, transparência fiscal, eventos e engajamento e resultados. Você pode fazer várias perguntas sobre cada tópico, e o randomizador de blocos os implantará juntos. Como resultado, cada participante recebe uma experiência coesa, mas única.
-
Use comunicação consistente
Suas perguntas da pesquisa devem seguir a marca da sua empresa e falar com seus participantes, assim como você abordaria outros ativos de marketing e comunicação. Lembre-se de que as pesquisas tendem a ser mais formais do que as correspondências cotidianas; pense nisso como sua organização tendo uma conversa mais focada. Escolha suas palavras com cuidado. Se o seu tom de voz geralmente é divertido, vá em frente e escreva as perguntas da pesquisa com um toque de humor, mas seja apropriado e conciso (consulte a dica 4).
Se sua marca é orientada visualmente e usa gráficos ou emojis, considere incluir perguntas da pesquisa de carinhas felizes. Em vez de atribuir descrições somente de texto, como “concordo totalmente” ou “discordo totalmente”, as perguntas com carinhas sorridentes envolvem um componente visual. Os participantes selecionam o rosto que melhor representa sua reação à pergunta, desde uma carranca “muito insatisfeita” até um sorriso “muito satisfeito” com variações entre elas.
-
Seja conciso
As pessoas não costumam gostar de pesquisas que ocupam muito tempo valioso – e, como coletor de pesquisas, você pode ter um prazo para receber feedback. Torne o processo o mais eficiente possível para todos os envolvidos, escrevendo perguntas concisas que sejam claras e objetivas. Você também pode garantir que os participantes concluam suas pesquisas rapidamente, utilizando perguntas de pesquisa programadas para despertar um senso de urgência.
-
Não se preocupe com respostas negativas
Escrever perguntas de pesquisa geralmente é um dos seus primeiros passos para identificar e resolver um problema. Não evite elaborar consultas que solicitem feedback aberto e honesto. Enquadrar suas perguntas corretamente pode revelar algumas verdades difíceis e identificar oportunidades de melhoria. Os participantes podem até ter sugestões de itens de ação para trabalhar em sua estratégia de negócios.
Isso nos leva ao sexto e último conselho de nosso guia para escrever perguntas de pesquisa.
-
Mantenha-se positivo
Enquanto você estiver escrevendo perguntas da pesquisa e avaliando o feedback, mantenha-se positivo. Conforme observado na seção anterior, você precisa estar aberto a respostas negativas. Escreva suas perguntas de uma maneira que incentive respostas acionáveis. Quando você resolver um problema, não pergunte o que os participantes não gostam em um problema. Pergunte a eles o que poderia ser melhorado e o que eles prefeririam experimentar em seu lugar. As pessoas geralmente estão ansiosas por oferecer uma alternativa positiva se você pedir um tempo para que elas saibam que você leva a sério o feedback delas.
Crie sua conta grátis agora mesmo
Perguntas de pesquisas – saiba ainda mais…
Agora que você sabe escrever perguntas de pesquisa, é hora de criar uma experiência atraente e amigável para seus participantes. Você sabe quem eles são e o que você espera obter com o feedback deles. Comece a escrever perguntas de pesquisa com confiança e use o QuestionPro como recurso para modelos de pesquisa intuitivos, uma variedade de tipos de perguntas e recursos que orientarão seu melhor plano de ação.
Do treinamento personalizado ao planejamento estratégico, facilitamos a coleta de informações úteis. Deseja tirar mais proveito da sua experiência no QuestionPro? Aproveite nossos serviços de gerenciamento de contas e projetos e suporte ao cliente 24/7 para ajudar sua empresa a ter sucesso.