Quer saber o que é uma Pesquisa Qualitativa e o que deve fazer para aplicá-la na prática?
Você sabe diferenciar uma pesquisa qualitativa de uma pesquisa quantitativa? Essa são dúvidas que sempre vêem a mente de que não tem tanta prática ou o hábito de fazer pesquisas.
Pesquisa Qualitativa
Na Pesquisa qualitativa o enfoque fica a cargo das questões relacionadas às percepções do entrevistado acerca das qualidades e das emoções que um produto ou serviço causam no indivíduo ao consumí-lo; no entanto, são atributos de valor não quantitativo, ou seja; que não podem ser metidos com números, mas sim com sensações e emoções, que podem ser positivas, neutras ou negativas.
Define-se como pontos a serem investigados:
- Sentimentos
- Emoções
- Percepções
- Reações
- Comportamentos
- Intenções
Dentre outras que evidenciam o sentimento de uma pessoa. Leia também: Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado
Apresentando uma pesquisa qualitativa
Na apresentação de uma pesquisa qualitativa, uma das opções é apresentar os dados levantados através de um relatório com a descrição geral da amostragem, apresentando assim um perfil descritivo da questão analisada e de como ela afeta o indivíduo pesquisado.
Importante ressaltar que não se apresenta esses valores de qualidade com nenhum recurso estatístico ou de forma tangível em números e pode se aplicar essa metodologia tanto em ambientes corporativos, quanto em ambientes acadêmicos.
Pesquisa qualitativa ou quantitativa, qual a melhor?
Em qualquer pesquisa que se faça, deve-se ter claro quais são os objetivos, dúvidas ou soluções que se pretende encontrar; com isso, a escolha do método de pesquisa mais adequado ficará evidente.
Na realização de um projeto de pesquisa, um dos primeiros passos é a escolha do tema a ser investigado. A partir desta escolha definem-se todos os outros pontos do trabalho.
Sabe-se que todo tema deve abordar algum tipo de problemática ou questão a ser estudada. Para isso, também é necessária a definição dos métodos de abordagem ou meios a serem aplicados, além da metodologia do projeto, ou seja, será uma pesquisa de âmbito quantitativo ou qualitativo?
Veja isso: Como definir metas e objetivos
Pesquisa Qualitativa – Saiba mais sobre
A pesquisa qualitativa surgiu do desejo de se investigar o ser indivíduo ou grupo com base nas suas vivências sociais, esse estudo toma como base e se aproxima das análises das ciências sociais, que são elas:
- Antropologia,
- Sociologia,
- Ciência Política,
- Estudos da comunicação,
- Marketing,
- Administração,
- Arqueologia,
- Geografia Humana,
- História,
- Ciência da Religião,
- Contabilidade, Economia,
- Direito,
- Psicologia Social,
- Filosofia Social, e Serviço Social.
Para que assim, possa-se levantar dados que revelem como as questões sociais afetam o ser humano e alteram suas percepções e ações com relação ao seu modo de vida na sociedade, e como suas ações também colaboram para as mudanças que ocorrem em seu entorno por conta das questões ambientais, culturais, biológicas e sociais.
Reforça-se assim a característica exploratória da pesquisa qualitativa de compreensão humana.
Nesse método de investigação pode-se levantar hipóteses e sugestões; que pode-se testá-las, utilizando para isso as diversas ferramentas de uma pesquisa qualitativa.
Teste hipóteses
Um exemplo de hipótese a ser testada é a que avalia a aceitação de um ajuste ou modificação em um produto já existente.
Neste teste, propõe-se analisar as atitudes e sentimentos do indivíduo com relação ao novo produto, mas também deve-se analisar essas mesmas questões com relação ao produto antigo, pois sabemos que questões sociais podem afetar a aceitação do ser humano.
Leia esse artigo: qualidade de dados
Neste caso, aplique hipóteses e perceba as reações e indagações dos entrevistas, quais são as suas maiores dúvidas, receios e apegos emocionais.
Caso necessite aprofundar mais a investigação, pode-se utilizar a pesquisa quantitativa para levantar dados estatísticos sobre as questões apontadas pelos entrevistados, como:
-
Volume de venda:
-
Analisar volume de venda em um determinado tempos
-
Analisar comportamento de compra de acordo com dados demograficos:
- Região
- Renda
- Sexo
- Precificação do produto
- Número de relatos no teleatendimento ou SAC, dentre outros.
Com isso pode-se tangibilizar o impacto de possíveis alterações em um determinado produto.
Suas vantagens
Com a pesquisa qualitativa, pode-se:
- Explorar reflexões sobre os dados obtidos.
- Abordar questões sociais e emocionais.
- Aprender com os relatos dos entrevistados.
- Entender os detalhes da investigação.
- Fórmular e testar hipóteses.
- Comparar dados.
- Criar relação próxima ao entrevistado.
Seus formatos
Existe uma gama considerável de formatos para se levantar dados em uma pesquisa qualitativa:
- Entrevista pessoal
- Entrevista em grupo
- Pesquisa de opinião
- Observação
- Pesquisa online
- Pesquisa offline
Em todos os formatos é possível coletar dados e relatos emocionais dos entrevistados, escolha a sua. Veja também: Pesquisa de mercado qualitativa para expandir seus negócios
Na plataforma da QuestionPro você encontra os melhores recursos para aplicar a sua pesquisa qualitativa e muito mais.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin.