A qualidade de dados deve passar por um apoio de pesquisa extensiva. Além disso, as empresas não podem entrar no mercado com um novo produto ou serviço que não foram devidamente pesquisados e testados.
Portanto. se você não está convencido, lembre-se do caso da “nova Coca-Cola”. Ela foi lançada em 1985, depois que a Coca-Cola perdeu participação de mercado para a sua rival, a Pepsi. No entanto, a decisão da Coca-Cola de alterar sua receita tradicional resultou em grande protesto dos consumidores nos Estados Unidos. Eles inundaram os call centers da empresa com mais de 400 mil reclamações. Em resumo, a Coca-Cola se viu obrigada a pedir desculpas e tirou a “nova Coca-Cola” do mercado, retornando à sua receita original, para o alívio de seus clientes. Onde eles erraram?
Durante o período de pesquisa, eles testaram a nova fórmula em 200.000 mil indivíduos. Porém, nesse teste, foi avaliado apenas o gosto da nova Coca. Foi desconsiderado o fato dos consumidores tomarem decisões de compra com base em hábitos, nostalgias e sua lealdade à marca e ao produto já existente. Isso confirma a importância da qualidade de dados e suas análises.
A cada dia a informação tem se mostrado um dos ativos mais relevante para uma empresa. Sem a informação correta e de qualidade, empresas podem ser levadas a um planejamento distorcido e a decisões e planos operacionais equivocados. Ainda que sejam empresas com uma ampla cultura de pesquisas e que consiga levantar um grande volume de dados, saber tratá-los e interpretá-los é um dos grandes desafios corporativos atuais.
Mantenha a pesquisa curta e direta
Um peixinho dourado tem um período de atenção de 9 segundos, humanos adultos tinha um período de atenção de 12 segundos no ano 2000. Mas, segundo estudos, na era digital esse período de atenção caiu para 8 segundos em 2013.
A ordem das perguntas e o tempo necessário para responder vão desempenhar um papel vital nas respostas do entrevistado. Faça com que a qualidade de dados seja afetada positivamente. Faça perguntas mais difíceis no início da pesquisa e limite as questões abertas, que exigem mais esforços para responder. Certifique-se de cada pergunta destina-se a obter informações relevantes. Desse modo, você não estará desperdiçando o tempo do seu entrevistado.
Leia aqui sobre Pesquisas quantitativa e suas análises da prática
Tenha um propósito claro para alcançar a qualidade de dados
Antes de realizar uma pesquisa, estabeleça um objetivo de forma clara. O que você espera aprender com essa pesquisa? Você tem um objetivo claro, um público-alvo e a metodologia correta? Teste e teste novamente antes de implantar sua pesquisa para garantir que você não tenha perdido o objetivo. Veja também: Pesquisa avaliativa, encontre os benefícios de utilizá-la
Permita respostas como “não sei responder” e “prefiro não responder” quando seja propriado
31% das pessoas dizem que dão uma resposta imprecisa a uma pergunta quando a questão não se aplica a elas. Dê opções de resposta como “não sei responder” e “prefiro não responder”, ou “outro”. Fazendo isso, você estará controlando a qualidade de dados obtida através desse questionário e deixará seu entrevistado mais confortável para responder às questões.
Saiba mais aqui: Como medir a qualidade das respostas de uma pesquisa?
Torne sua pesquisa fácil de responder
Ao tornar a pesquisa acessível tanto online como offline, a taxa de resposta do entrevistado aumentará bastante. Se coloque no lugar dos entrevistados e pense o que o ajudaria a completar uma pesquisa. Assegure que os entrevistados tenham espaço suficiente para ler e responder facilmente às suas perguntas, mantenha os rótulos de cabeçalho que definem as seções em exibição e torne os pontos de toque tão grandes quanto possível. Isso criará uma melhor experiência de usuário para o entrevistado.
Evite o desvio e garanta a qualidade de dados
O questionamento de dúvidas, ou uma questão principal, é quando o projeto de uma pergunta ou a forma como ela é feita faz com que os entrevistados respondam de uma maneira ou de outra. Por exemplo, a escrita da seguinte questão lidera determinada marca: “Você concorda que o iPhone é o melhor smartphone do mercado?” Você pode nem ter consciência de que escreveu uma pergunta para uma resposta específica. Por isso, você sempre deve ter alguém que reveja sua pesquisa com olhar questionador para as perguntas.
Leia mais sobre: Taxa de resposta – Dicas para melhorá-la em uma pesquisa
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.
Também recomendamos: