Existem mais tipos de entrevistas do que a maioria das pessoas imagina. Uma entrevista é geralmente uma técnica de pesquisa qualitativa que envolve fazer perguntas abertas para conversar com os entrevistados e coletar dados sobre um assunto.
O entrevistador, na maioria dos casos, é o especialista no assunto que pretende entender as opiniões dos entrevistados em uma série bem planejada e executada de perguntas e respostas importantes.
As entrevistas são semelhantes a grupos focais e pesquisas para obter informações do mercado-alvo, mas são totalmente diferentes em sua operação – os grupos focais são restritos a um pequeno grupo de 6 a 10 indivíduos, enquanto as pesquisas são quantitativas.
As entrevistas são conduzidas com uma amostra de uma população, e a característica-chave que elas exibem é seu tom conversacional.
LEIA MAIS: Como fazer pesquisa NPS por WhatsApp
O que é uma Entrevista?
Uma entrevista é uma forma de obter informações de uma pessoa fazendo perguntas e ouvindo suas respostas.
Uma entrevista é uma sessão de perguntas e respostas em que uma pessoa faz as perguntas e a outra pessoa responde a essas perguntas. Pode ser uma conversa um a um, de duas vias, ou pode haver mais de um entrevistador e mais de um participante.
A entrevista é a parte mais importante de todo o processo de seleção. É usada para decidir se uma pessoa deve ser entrevistada mais a fundo, contratada ou retirada da consideração. É a principal maneira de aprender mais sobre os candidatos e a base para julgar seus conhecimentos relacionados ao trabalho, habilidades de pesquisa e capacidades.
Crie uma entrevista agora mesmo
Crie uma conta gratuita em nosso software de Pesquisa Online
Principais Tipos de Entrevistas em Pesquisa
Um pesquisador tem que conduzir entrevistas com um grupo de participantes em um ponto da pesquisa em que as informações só podem ser obtidas encontrando e conectando-se pessoalmente com uma parte de seu público-alvo. As entrevistas oferecem aos pesquisadores uma plataforma para estimular seus participantes e obter informações detalhadas desejadas. Existem três tipos fundamentais de entrevistas em pesquisa:
1. Entrevistas Estruturadas
As entrevistas estruturadas são definidas como ferramentas de pesquisa que podem ser mais flexíveis em suas operações e permitem mais ou nenhum espaço para estimular os participantes a obter e analisar resultados. Portanto, também é conhecida como entrevista padronizada e é significativamente quantitativa em sua abordagem.
As perguntas nesta entrevista são pré-definidas de acordo com o detalhamento necessário das informações. Isso pode ser usado em uma entrevista em grupo ou em uma entrevista presencial.
Essas entrevistas são amplamente utilizadas em pesquisas de pesquisa visando manter uniformidade em todas as sessões de entrevista.
Elas podem ser fechadas ou abertas – de acordo com o tipo de população-alvo. Perguntas fechadas podem ser incluídas para entender as preferências do usuário a partir de uma coleção de opções de resposta. Em contraste, perguntas abertas podem ser incluídas para obter detalhes sobre uma seção específica na entrevista.
Exemplo de uma pergunta de entrevista estruturada:
Aqui está um exemplo de uma pergunta estruturada para uma entrevista de emprego para um cargo de atendimento ao cliente:
- Você pode falar sobre como é trabalhar no atendimento ao cliente?
- Como você lida com um cliente irritado ou chateado?
- Como você garante que as informações que fornece aos clientes estão corretas?
- Conte-nos sobre uma vez em que você fez um esforço extra para ajudar um cliente.
- Como você lida com muitos clientes ou tarefas ao mesmo tempo?
- Você pode falar sobre como você usou software ou ferramentas para atendimento ao cliente?
- Como você define prioridades e usa seu tempo de forma eficiente enquanto oferece um bom atendimento ao cliente?
- Você pode nos contar sobre uma vez em que precisou acalmar um cliente?
- Como você lida com um cliente que quer algo que vai contra as regras da sua empresa?
- Conte-me sobre uma vez em que você teve que lidar com um cliente ou colega difícil.
LEIA MAIS: Tipos de perguntas para uma pesquisa online
Vantagens das entrevistas estruturadas:
- Ela se concentra na precisão das diferentes respostas, permitindo coletar dados extremamente organizados. Diferentes entrevistados têm diferentes tipos de respostas para a mesma estrutura de perguntas – as respostas obtidas podem ser analisadas coletivamente.
- Ela pode ser usada para entrar em contato com uma grande amostra da população-alvo.
- O procedimento da entrevista é facilitado devido à padronização oferecida por ela.
- A replicação em múltiplas amostras se torna fácil devido à mesma estrutura da entrevista.
- Como o escopo de detalhes é considerado ao projetar as perguntas da entrevista, informações mais precisas podem ser obtidas. O pesquisador pode analisar abrangentemente o problema de pesquisa fazendo perguntas de pesquisa precisas.
- Como a estrutura da entrevista é fixa, geralmente gera resultados confiáveis e é rápida de executar.
- A relação entre o pesquisador e o entrevistado não é formal, o que permite ao pesquisador entender claramente a margem de erro caso o entrevistado concorde em fazer parte da pesquisa ou simplesmente não esteja interessado em fornecer as informações corretas.
Desvantagens das entrevistas estruturadas:
- Escopo limitado de avaliação dos resultados obtidos.
- A precisão das informações sobrepuja o detalhamento das informações.
- Os entrevistados são obrigados a selecionar entre as opções de resposta fornecidas.
- O pesquisador é esperado para sempre aderir à lista de perguntas decididas, independentemente de como a conversa esteja se mostrando interessante com os participantes.
- Uma quantidade significativa de tempo é necessária para uma entrevista estruturada.
LEIA MAIS: Entrevistas detalhadas: obtenha informação com precisão
2. Entrevistas Semiestruturadas
As entrevistas semiestruturadas oferecem uma quantidade considerável de flexibilidade ao pesquisador para sondar os entrevistados, ao mesmo tempo, em que mantêm uma estrutura básica da entrevista. Mesmo que seja uma conversa orientada entre pesquisadores e entrevistados, oferece-se uma flexibilidade apreciável aos pesquisadores. Um pesquisador pode ter a certeza de que não serão necessárias múltiplas rodadas de entrevistas na presença de uma estrutura nesse tipo de entrevista de pesquisa.
Mantendo a estrutura em mente, o pesquisador pode seguir qualquer ideia ou aproveitar-se criativamente de toda a entrevista. A sondagem adicional dos entrevistados é sempre necessária para obter informações para um estudo de pesquisa. A melhor aplicação de entrevistas semiestruturadas é quando o pesquisador não tem tempo para conduzir pesquisas e precisa de informações detalhadas sobre o tópico.
Exemplo de pergunta em entrevista semiestruturada:
Aqui está um exemplo de pergunta em uma entrevista de emprego de marketing semiestruturada:
- Você pode nos falar sobre o trabalho de marketing que você fez?
- O que você acha serem as partes mais importantes de uma campanha de marketing que funciona?
- Conte-nos sobre uma campanha na qual você trabalhou e da qual você se orgulha muito.
- Como você faz pesquisas de mercado e analisa dados para tomar decisões de marketing?
- Você pode nos contar sobre uma vez em que precisou alterar seu plano de marketing devido a algo que não deu certo?
- Como você avalia se uma campanha de marketing funcionou?
- Você pode falar sobre como você usou as mídias sociais para fazer marketing?
- Como você garante que sua mensagem de marketing chegue às pessoas que você deseja alcançar?
- Você pode nos contar sobre uma vez em que precisou executar uma campanha de marketing com um orçamento limitado?
- Como você se mantém atualizado sobre mudanças e tendências em marketing?
Vantagens das entrevistas semiestruturadas:
- As perguntas das entrevistas semiestruturadas são preparadas antes da entrevista agendada, permitindo que o pesquisador prepare e analise as perguntas.
- É flexível até certo ponto, mantendo as diretrizes da pesquisa.
- Ao contrário de uma entrevista estruturada, os pesquisadores podem expressar as perguntas da entrevista no formato desejado.
- Dados qualitativos confiáveis podem ser coletados por meio dessas entrevistas.
- A estrutura flexível da entrevista.
Desvantagens das entrevistas semiestruturadas:
- Os participantes podem questionar o fator de confiabilidade dessas entrevistas devido à flexibilidade oferecida.
- Comparar duas respostas diferentes torna-se difícil, pois as diretrizes para conduzir as entrevistas não são seguidas completamente.
- Nenhuma duas perguntas terão a mesma estrutura exata, e o resultado será a incapacidade de comparar ou inferir resultados.
3. Entrevistas Não Estruturadas:
Também conhecidas como entrevistas em profundidade, as entrevistas não estruturadas são geralmente descritas como conversas realizadas com um propósito em mente – reunir dados sobre o estudo de pesquisa. Essas entrevistas têm o menor número de perguntas, pois se inclinam mais para uma conversa normal, mas com um assunto subjacente.
O principal objetivo da maioria dos pesquisadores que usam entrevistas não estruturadas é construir um vínculo com os entrevistados, o que aumenta a probabilidade de os entrevistados serem 100% honestos em suas respostas. Não há diretrizes para os pesquisadores seguirem, então eles podem abordar os participantes de maneira ética para obter o máximo de informações possível sobre o tópico de pesquisa.
Como não há diretrizes para essas entrevistas, espera-se que o pesquisador mantenha sua abordagem sob controle para que os entrevistados não se desviem do principal motivo da pesquisa.
Para que um pesquisador obtenha o resultado desejado, ele/ela deve ter em mente os seguintes fatores:
- O objetivo da entrevista.
- A entrevista deve levar em consideração principalmente os interesses e habilidades do participante.
- Todas as conversas devem ser conduzidas dentro dos limites permitidos pela pesquisa, e o pesquisador deve tentar seguir esses limites.
- As habilidades e conhecimentos do pesquisador devem estar de acordo com o objetivo da entrevista.
- Os pesquisadores devem compreender os prós e contras disso.
Exemplo de pergunta em entrevista não estruturada:
Aqui está um exemplo de uma pergunta feita em uma entrevista não estruturada:
- Você pode me contar sobre uma vez em que teve que lidar com algo difícil e como lidou com isso?
- Quais são algumas das coisas das quais você mais se orgulha e o que aprendeu com elas?
- Como você lida com ambiguidade ou com não saber o que fazer no trabalho?
- Você pode descrever como você lidera e como motiva sua equipe?
- Fale sobre uma vez em que você teve que arriscar e como foi o resultado.
- O que você acredita serem as qualidades mais importantes para o sucesso nesse cargo?
- Como você lida com contratempos ou falhas e o que aprende com eles?
- Você pode me contar sobre uma vez em que teve que resolver um problema pensando fora da caixa?
- O que você acha que o torna diferente das outras pessoas que desejam esse emprego?
- Você pode me contar sobre uma vez em que teve que tomar uma decisão difícil e como tomou essa decisão?
Vantagens das entrevistas não estruturadas:
- Devido à natureza informal desse tipo de entrevista, torna-se extremamente fácil para os pesquisadores desenvolverem uma relação amigável com os participantes. Isso leva a insights detalhados sem muito esforço consciente.
- Os participantes podem esclarecer todas as suas dúvidas sobre as perguntas, e o pesquisador pode aproveitar cada oportunidade para explicar sua intenção para obter melhores respostas.
- Não há perguntas que o pesquisador precise seguir, o que geralmente aumenta a flexibilidade de todo o processo de pesquisa.
Desvantagens das entrevistas não estruturadas:
- Os pesquisadores levam tempo para executar essas entrevistas, pois não há estrutura no processo de entrevista.
- A ausência de um conjunto padronizado de perguntas e diretrizes indica que sua confiabilidade é questionável.
- A ética envolvida nessas entrevistas é frequentemente considerada perturbadora.
Outros Tipos de Entrevistas
Além dos 3 tipos básicos de entrevistas que já mencionamos, existem mais. Aqui estão alguns outros tipos de entrevistas comumente utilizados em entrevistas de emprego:
Entrevista Comportamental
Durante este tipo de entrevista, os candidatos são solicitados a fornecer exemplos específicos de como agiram no passado. A ideia por trás desse tipo de entrevista é que o que alguém fez no passado pode ser um indicativo de como eles agirão no futuro. Além disso, por meio dessa entrevista, a empresa também pode entender o comportamento do entrevistado por meio da linguagem corporal.
Entrevista em Painel
Durante uma entrevista em painel, geralmente três ou mais entrevistadores fazem perguntas e avaliam as respostas do candidato como grupo. Esta é uma boa maneira de obter uma imagem completa das habilidades e adequação do candidato para o cargo.
Entrevistas em Grupo
Várias pessoas são entrevistadas ao mesmo tempo, em entrevistas em grupo. Esse tipo de entrevista é geralmente usado para posições de nível básico ou empregos em atendimento ao cliente para examinar como os candidatos se relacionam com os outros e funcionam em equipe. Recomendamos a leitura: Grupos focais – conheça suas vantagens e desvantagens
Entrevista de Caso
Durante uma entrevista de caso, os candidatos recebem um problema ou cenário de negócios e são solicitados a pensar em como resolvê-lo. Nas áreas de consultoria e finanças, esse tipo de entrevista é comum.
Entrevista Técnica
As habilidades técnicas e conhecimentos de um candidato são testados durante uma entrevista técnica, geralmente em áreas como engenharia ou desenvolvimento de software. Na maioria das vezes, os candidatos são solicitados a resolver problemas ou concluir tarefas técnicas.
Entrevista de Estresse
Durante uma entrevista de estresse, os candidatos são submetidos a pressão ou perguntas difíceis de propósito para ver como eles reagem em situações estressantes. Esse tipo de entrevista é usado para ver como um candidato lida com o estresse e situações difíceis.
Métodos de Entrevistas de Pesquisa
Existem quatro métodos para conduzir entrevistas de pesquisa, cada um dos quais é peculiar em sua aplicação e pode ser usado conforme os requisitos do estudo de pesquisa.
Entrevistas Pessoais:
Entrevistas pessoais são um dos tipos mais usados de entrevistas, onde as perguntas são feitas pessoalmente diretamente ao respondente como forma de entrevista individual. Uma das muitas entrevistas presenciais é a entrevista durante o almoço, que é frequentemente mais adequada para questões e discussões informais.
Para isso, um pesquisador pode ter um guia para pesquisas online para tomar nota das respostas. O pesquisador pode projetar sua pesquisa para tomar nota dos comentários ou pontos de vista que se destacam do entrevistado. Pode ser uma entrevista um a um também.
Vantagens:
- Maior taxa de resposta.
- Quando os entrevistados e respondentes estão frente a frente, há a possibilidade de adaptar as perguntas se algo não for compreendido.
- Respostas mais completas podem ser obtidas se houver dúvidas de ambos os lados ou se uma informação notável for detectada.
- O pesquisador tem a oportunidade de detectar e analisar a linguagem corporal do entrevistado no momento de fazer as perguntas e tomar notas sobre isso.
Desvantagens:
- São demoradas e extremamente caras.
- Podem gerar desconfiança por parte do entrevistado, pois ele pode ficar autoconsciente e não responder com sinceridade.
- Entrar em contato com os entrevistados pode ser uma verdadeira dor de cabeça, seja agendando uma reunião em locais de trabalho ou visitando casas e não encontrando ninguém. Portanto, muitas entrevistas são realizadas em locais públicos como shoppings ou parques. Até mesmo estudos de consumidores aproveitam esses locais para realizar entrevistas ou pesquisas e oferecer incentivos, presentes e cupons. Em resumo, há grandes oportunidades para pesquisa online em shoppings.
- Entre as vantagens de conduzir esse tipo de entrevista está o fato de que os entrevistados terão informações mais frescas se a entrevista for conduzida no contexto e com os estímulos adequados, para que os pesquisadores possam obter dados de suas experiências no local dos eventos imediatamente e de primeira mão. O entrevistador pode usar uma pesquisa online através de um dispositivo móvel, o que facilitará todo o processo.
Assista: Métodos de segurança: como deixar sua pesquisa segura? – #DemoDay
Entrevistas Telefônicas:
Entrevistas telefônicas são amplamente utilizadas e podem ser facilmente combinadas com pesquisas online para conduzir pesquisas de forma eficaz.
Vantagens:
- Para encontrar os entrevistados, basta ter seus números de telefone em mãos.
- Normalmente, têm custo mais baixo.
- As informações são coletadas rapidamente.
- O contato pessoal também pode esclarecer dúvidas ou fornecer mais detalhes das perguntas.