Os métodos quantitativos concentram-se na obtenção de informações por meio de ferramentas como pesquisas online, enquetes, etc. Uma vez que os dados são coletados com um dos tipos de pesquisa quantitativa, é realizada uma análise de dados usando métodos estatísticos.
A pesquisa quantitativa é geralmente implementada para concluir um relacionamento entre duas ou mais variáveis dentro de um público alvo.
São usadas lógica, algum tipo de software de pesquisa, etc.
4 tipos de pesquisa quantitativa
1. Investigação através de pesquisas
A investigação através de pesquisas é um método em que os pesquisadores podem analisar o comportamento do cliente usando fontes como pesquisas online, enquetes, etc.
Um pré-requisito para esse tipo de pesquisa é que a amostra de entrevistados tenha membros selecionados aleatoriamente. Dessa maneira, um pesquisador pode facilmente manter a precisão dos resultados obtidos, uma vez que a pesquisa é aplicada a uma grande variedade de entrevistados.
Exemplo:
- Como foi sua experiência com nosso executivo de atendimento ao cliente?
- O que você acha do nosso site atual?
2. Pesquisa correlacional
Como o nome sugere, os pesquisadores usam esse tipo de pesquisa quantitativa para relacionar duas ou mais variáveis usando métodos de análise matemática.
As variáveis geralmente analisadas são os padrões, relacionamentos e tendências. O impacto de uma dessas variáveis é observado quando muda a relação entre elas.
Idealmente, recomenda-se não tirar conclusões com base em pesquisa correlacional. Isso ocorre porque não é obrigatório que duas variáveis sejam sincronizadas ou relacionadas.
Exemplo:
- A relação entre estresse e depressão.
- A equação entre fama e dinheiro.
- A relação entre as atividades de uma turma da terceira série e seus alunos.
3. Investigação causal comparativa
Este método é usado pelos pesquisadores para tirar conclusões sobre a equação de causa-efeito entre duas ou mais variáveis.
A variável independente é definida, mas não manipulada, e o que geralmente é feito é observar seu impacto na variável dependente. Como as variáveis dependentes e independentes sempre existirão em um grupo, recomenda-se que as conclusões sejam cuidadosamente estabelecidas levando em consideração todos os fatores.
A pesquisa causal comparativa não se limita à análise estatística de duas variáveis, mas se estende à análise de como as várias variáveis ou grupos mudam sob a influência das mesmas alterações.
Esta pesquisa é realizada independentemente do tipo de relacionamento existente entre as duas ou mais variáveis que estão sendo investigadas.
A análise estatística é o método usado para apresentar claramente o resultado obtido com esse tipo de pesquisa quantitativa.
Exemplo:
- O impacto das drogas em um adolescente.
- Efeito de uma boa educação em um estudante de primeira série.
- O efeito da comida nos povos da África.
Veja: Pesquisa quantitativa e suas análises na prática de pesquisa.
4. Pesquisa experimental
Outros tipos de pesquisa quantitativa é essa que depende basicamente de uma teoria.
Pode haver várias teorias em uma investigação experimental. Vale ressaltar que uma teoria é uma afirmação que pode ser verificada ou refutada.
Após o estabelecimento da declaração, outras tarefas são executadas para entender se a teoria é válida ou não. Esse tipo de método é usado principalmente em ciências naturais ou sociais, pois existem várias declarações que devem ser demonstradas se estiverem corretas ou incorretas.
Exemplos:
- Os métodos de pesquisa tradicionais são mais eficazes que as técnicas modernas.
- Os horários sistemáticos de ensino ajudam as crianças que têm problemas para se adaptar ao curso.
Agora que você conhece os tipos de pesquisa quantitativa, é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças.