A avaliação educacional consiste em adquirir e analisar dados para determinar como o comportamento de cada aluno evolui durante sua trajetória acadêmica.
Essa avaliação é um processo contínuo que se interessa mais pelo crescimento acadêmico informal do aluno do que pelo desempenho acadêmico formal. É interpretada como o desenvolvimento individual em relação a uma mudança comportamental desejada na relação entre seus sentimentos, pensamentos e ações.
A prática de determinar o valor de algo por meio de uma avaliação específica é chamada de avaliação. Este blog discutirá a avaliação educacional, sua importância e seus princípios.
O que é avaliação educacional?
Uma avaliação educacional compreende testes padronizados que avaliam a aptidão acadêmica de uma criança em diversas disciplinas.
A avaliação mostrará se uma criança está ficando para trás de maneira uniforme em cada área ou se há barreiras específicas impedindo que o aluno atinja o nível de desempenho esperado em determinada matéria.
Os avaliadores educacionais geralmente possuem mestrado ou doutorado em educação ou psicologia, e as avaliações levam de três a cinco horas para serem concluídas.
Examinar o sucesso das intervenções do programa faz parte da avaliação educacional. No contexto educacional, essas intervenções geralmente estão relacionadas ao aprendizado (como leitura), desenvolvimento comportamental, emocional e social (como programas antibullying) ou questões mais gerais (como mudanças em todo o sistema escolar, como a educação inclusiva).
ACESSE: Perguntas Da Pesquisa Da Escola Para Professores + Modelo De Questionário De Amostra
Importância da avaliação educacional
No processo de ensino-aprendizagem, a avaliação educacional é crucial, pois serve a um objetivo comum.
- Diagnóstico: A avaliação é um processo completo e contínuo. Ela auxilia o professor na identificação de problemas e ajuda-o a solucionar questões com seus alunos.
- Remedial: Por “trabalho remedial”, entendemos que a resolução adequada é encontrada assim que os problemas são identificados. O desenvolvimento da personalidade do aluno e a mudança de comportamento desejada podem ser alcançados com a ajuda do professor.
- Definir objetivos educacionais claros: Também é crucial definir os objetivos da educação. O propósito da educação é alterar o comportamento do aluno. O professor pode demonstrar como o comportamento do aluno mudou por meio da avaliação.
- Oferece orientação: Um professor só pode fornecer conselhos se estiver adequadamente informado sobre seus alunos. E somente após uma avaliação completa que considere todos os aspectos de aptidão, interesse, inteligência, etc., é possível oferecer orientação.
- Auxílio na classificação: A avaliação é uma forma de os professores classificarem seus alunos e ajudá-los, determinando o nível de inteligência, habilidade e interesse do aluno.
- Benéfico para melhorar o processo de ensino e aprendizagem: Um professor pode aprimorar a personalidade e o aprendizado de um aluno por meio da avaliação, e também pode avaliar a eficácia de sua instrução. Assim, a avaliação ajuda a melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Assista: INSIGHTS TALK | Ep. 05 | Captação e Retenção de alunos: como conciliar as estratégias?
Princípios da avaliação educacional
Os seguintes princípios formam a base da avaliação educacional:
- Princípio da continuidade: A avaliação é um processo contínuo enquanto o aluno estiver na escola. A avaliação na educação é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Tudo o que o aluno faz deve ser avaliado diariamente para que ele tenha um melhor domínio da linguagem.
- Princípio da abrangência: Quando dizemos “abrangência”, consideramos todos os aspectos da personalidade do aluno. Preocupa-se com o desenvolvimento da criança em todas as áreas.
- Princípio dos objetivos: A avaliação deve ser baseada nos objetivos da educação. Deve ajudar a determinar onde o comportamento do aluno precisa ser alterado ou interrompido.
- Princípio da experiência de aprendizagem: A avaliação também está relacionada às experiências do aluno. Nesse processo, não olhamos apenas para o trabalho escolar do aluno, mas também para suas atividades extracurriculares. Ambos os tipos de atividades podem ajudar os alunos a adquirirem mais experiência.
- Princípio da amplitude: A avaliação deve ser abrangente o suficiente para abraçar todos os elementos da vida.
- Princípio do foco na criança: A criança está no centro do processo de avaliação. O comportamento da criança é a coisa mais importante a ser observada na avaliação. Isso ajuda o professor a entender o quanto a criança é capaz de compreender e o quanto o material de ensino é valioso para ela.
- Princípio da aplicação: Durante o processo de ensino e aprendizagem, uma criança pode aprender muitas coisas, mas elas podem não ser úteis na vida cotidiana. Se ela não puder usá-las, então não é útil. Isso pode ser visto por meio da avaliação. A avaliação decide qual aluno é melhor em aplicar seu conhecimento e compreensão em diferentes situações para ajudá-lo a ter sucesso.
LEIA MAIS: Exemplos de perguntas para pesquisas escolares
Conclusão
As avaliações educacionais têm o objetivo de apresentar argumentos baseados em evidências sobre se os resultados educacionais podem ser melhorados com a implementação de medidas de intervenção. Os objetivos da avaliação estão se ampliando juntamente com os parâmetros da avaliação educacional.
Compreender os diversos exames e avaliações de aprendizagem ajudará você a identificar os testes mais úteis para seu filho e as causas de quaisquer problemas ou disparidades de aprendizagem que ele possa estar enfrentando.
Você pode precisar da ajuda de um profissional para decidir se seu filho precisa de uma avaliação e que tipo de avaliação ele precisa.
Os alunos têm muito a dizer. Portanto, é significativo fazer com que eles saibam que suas opiniões são importantes para mudar a forma como são ensinados. A criação rápida de pesquisas é possível com programas como a QuestionPro e o LivePolls, o que pode ajudar a melhorar o desempenho acadêmico e promover oportunidades de aprendizagem para os alunos.